A agência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) de Toledo realizou na quarta-feira (10) um evento em homenagem às finalistas representantes de Toledo no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 nas categorias “Produtor rural” e “MEI”. As empreendedoras, Gelir Maria Giombelli e Anelize Marleni Berwig, têm seus negócios em Toledo.
Anelize concorreu com a Stoffhauss Atelier, empreendimento formalizado em 1987 que carrega consigo os 38 anos de experiência da costureira no atendimento sob medida. Anelize foi finalista na etapa estadual e comenta que o reconhecimento é extremamente gratificante. “Eu vi nas redes sociais que as inscrições estavam abertas, e eu já acompanho há anos as premiações, então pensei: chegou meu ano de me inscrever” lembra Anelise. “É muito bom quando o seu trabalho e sua história são reconhecidos. E a gente quer ser inspiração para todas as mulheres, para que elas tenham coragem e busquem apoio também” complemeta a empresária.
Gelir foi credenciada pelo trabalho realizado na Villa Belli, queijaria artesanal que vem ganhando projeção dentro e fora do país. A produtora rural venceu a etapa estadual e alcançou o terceiro lugar nacional. Emocionada, Gelir agradeceu ao apoio da Prefeitura de Toledo e a equipe do Sebrae.
“Nos últimos meses eu vivi uma experiência que jamais imaginei. Conquistar o primeiro lugar de mulher de negócio, primeiro no Paraná e ser reconhecida nacionalmente em terceiro lugar na categoria rural me trouxe uma emoção enorme. O prêmio não reconhece apenas meu trabalho, mas também minha jornada, luta e formação", comenta Gelir. “Minha trajetória nasceu no campo, dentro de uma fabriqueta simples de minha mãe. Consegui profissionalizar-me, modernizar-me e me e dar escala ao que já existia. Hoje, a Queijaria Vila Belli produz queijos artesanais reconhecidos em concursos nacionais e internacionais” complementa ela.
Suporte
A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria da Agricultura e Proteína Animal presta suporte técnico com análises laboratoriais e cursos de capacitação e promoção da agroindústria para empreendedoras rurais. “Nosso papel foi garantir o apoio técnico por meio do SIM/POA, orientando e acompanhando todo o processo de regularização da agroindústria. Também incentivamos a integração com o turismo rural, valorizando o trabalho da produtora e fortalecendo o protagonismo da mulher empreendedora no campo. É uma conquista que inspira outras mulheres e mostra a força do nosso meio rural”, comenta Luiz Bombardelli, secretário municipal da Agricultura e Proteína Animal.
O prefeito de Toledo Mario Costenaro, parabeniza as empreendedoras: “é uma satisfação ter exemplos de dedicação e esforço como vocês no nosso município. Ficamos felizes em saber que podemos, de alguma maneira, participar da construção dos negócios e das vidas de vocês, porque quando nos organizamos e funcionamos como uma rede, encontramos mais possibilidades e abrimos mais portas”.
Sebrae
Para Thais Costa, consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é mais do que uma celebração: é um mecanismo concreto de valorização do empreendedorismo feminino e de estímulo ao crescimento econômico regional. “O prêmio dá visibilidade e reconhecimento às histórias de sucesso que, de outra forma, talvez nem fossem conhecidas. O fortalecimento do empreendedorismo não é apenas uma questão social, mas também uma questão econômica”, destaca. O Sebrae/PR atua de forma integrada com instituições locais, como a Prefeitura de Toledo e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), oferecendo suporte contínuo às mulheres empreendedoras do município.

.jpg)





Comentários
Postar um comentário