Pular para o conteúdo principal

Reunião em Curitiba esclarece pontos sobre momento do Hospital Regional de Toledo

 

“A reunião em Curitiba serviu para fortalecer as parcerias com o objetivo maior de buscar a melhor qualidade de saúde para o cidadão de Toledo”. Dessa forma o prefeito Mario Costenaro resume a reunião em Curitiba ocorrida nesta segunda-feira (8) com representantes da Prefeitura de Toledo, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério Público do Estado do Paraná. O tema principal foi a situação do Hospital Regional de Toledo (HRT). O prefeito viajou acompanhado da secretária da Saúde, Adriane Monteiro; do assessor de Governo, Neuroci Frizzo; e do secretário de Comunicação, Márcio Pimentel.

O deputado federal Dilceu Sperafico também esteve no encontro e reforça que está à disposição para colaborar no que estiver ao seu alcance “para manter o HRT funcionando, mas com qualidade”.

O promotor José Roberto Moreira ressalta: “Viemos buscar uma solução e não pedir ao Governo do Estado colocar mais dinheiro”. Ainda de acordo com o promotor, essa reunião em Curitiba foi importante para alinhar vários pontos, mas o principal é a manutenção do serviço com qualidade. “A conversa teve esse propósito. Foi uma reunião bem produtiva, na qual as instituições envolvidas estão pensando e trabalhando no sentido de que o hospital continue aberto, com mais atendimentos e de qualidade”. Outro aspecto apontado pelo promotor é a transparência para a população. “Pudemos compartilhar informações para entender melhor essa dinâmica de gestão de contratos e foi uma reunião bem produtiva nesse sentido”, avalia.

Portas abertas 

O chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Ian Sonda, e o diretor de Governança da pasta, Henrique Barbosa, destacam que a gestão da saúde no Paraná pensada pelo governador Ratinho Júnior é para que as pessoas sejam atendidas mais próximas de casa. “Para isso precisa do hospital funcionando bem”, detalha o diretor de Governança.

Ian Sonda destaca ainda não haver “porta fechada para quem quer atender SUS no Paraná”, desde que siga as regras estabelecidas no Estado. “Qualquer entidade tem portas abertas para receber a produção feita porque entendemos ser o melhor caminho”, completa. E sobre o encontro, o chefe de Gabinete da Sesa afirma que todos estão “convergentes. Todos pensamos da mesma forma”.

Henrique Barbosa cita ainda o exemplo do Opera Paraná como um exemplo do investimento feito pelo Governo do Estado na melhoria do atendimento em saúde. “O Governo paga uma tabela incentivada de maneira equilibrada, mas que financeiramente fomenta a produção. O objetivo é colocar menos incentivos subjetivos, mas focar em resultados na produção com qualidade”. Ele ressalta ainda que, para que isso dê certo, as métricas precisam estar alinhadas, com o hospital estando adequado, com a vocação definida.

A secretária da Saúde, Adriane Monteiro, ressalta a preocupação com a redução no número de procedimentos realizados pelo HRT, o  “que tem impactado toda a estrutura do Município”, diz ela, citando que o número mensal de cirurgias realizadas pelo estabelecimento já foi de 400 e hoje está em 150, dentro do mínimo estabelecido no contrato.

Participaram da reunião ainda as promotoras de Justiça Michelle Ribeiro Morrone e Sílvia Galesi Campelo; e a diretora de Contratualização e Regulação da Sesa, Raquel Mazzetti Castro.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sperafico é relator de projeto que reconhece arrendamento como atividade rural para fins de Imposto de Renda

Proposta corrige distorções tributárias, reduz litígios e garante segurança jurídica ao produtor Sperafico durante sessão temática - Agência Progressistas O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas–PR) foi o relator do Projeto de Lei de autoria do deputado Pedro Lupion (Republicanos–PR), que modifica a Lei nº 8.023/1990 para corrigir a interpretação da legislação do Imposto de Renda sobre o resultado da atividade rural, especialmente em relação aos rendimentos provenientes do arrendamento de imóveis rurais. Segundo Sperafico, o objetivo central é enquadrar os rendimentos do arrendamento rural no conceito de atividade rural, eliminando dúvidas e padronizando o tratamento tributário.   “Estamos falando de uma interpretação correta da lei, não de um privilégio novo. Esse projeto resolve uma distorção histórica”, declarou. O relator afirmou que a medida responde a uma demanda antiga do setor. “Essa proposta é meritória porque atende a uma justa e antiga reivindicação do produto...

Biopark é destaque no Prêmio Personalidade do Ano da ABTD/PR

  A Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná (ABTD-PR) concedeu, na sexta-feira (05), ao Vice-Presidente do Biopark Educação, Paulo Rocha, o Prêmio Personalidade do Ano da ABTD/PR, destinado a reconhecer profissionais que contribuem de forma relevante para o avanço do ambiente produtivo, da educação, da liderança e das práticas de Recursos Humanos e ESG. A cerimônia de entrega ocorreu no Auditório Imersivo da PUCPR, em Curitiba, durante a abertura do Fórum Tendências Cooperativas do Paraná. O evento, realizado pelo Sistema Ocepar, Sescoop e ABTD, em parceria com a PUCPR, reuniu cerca de 150 líderes sêniores e tomadores de decisão da área de Recursos Humanos das Cooperativas Agroindustriais, o que representa uma fatia significativa do PIB do agronegócio paranaense. Na programação, Paulo Rocha também participou como palestrante, abordando o tema “Construindo o amanhã: inovação, tecnologia e futuros possíveis”. Um polo de inovação com raízes no Oeste paranaense...

Usina de etanol de milho de Toledo produzirá 1,8 milhão de litros ao dia

Empreendimento foi apresentado na Prefeitura de Toledo - Carlos "Mini" Rodrigues/PMT Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento de R$ 1,180 bilhão e geração de 1.500 empregos na fase de construção, foi anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. A usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima, será implantada por um grupo empresarial formado pela empresa Hydrographe, com sede em Cuiabá, e um grupo sediado no Rio Grande do Sul, do ramo de combustíveis e agroindustrial.   O empreendimento foi tornado público a partir da resolução dos entraves burocráticos iniciais, partindo agora para o processo de licenciamento ambiental, conforme detalhado em coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo. Participaram o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio de Marchi, o deputado federal Dilceu Sperafico, vereadores, secretários e lideranças, além dos representantes da Hydrographe, João Vianei e Paulo Rangel.   O projeto irá desenvolver toda a região, b...