Pular para o conteúdo principal

Toledo protocola documento pedindo redução no ICMS da tilápia

Toledo é conhecido como o município “Berço da Tilápia” e como polo central de uma região que está entre as maiores produtoras de peixe do mundo. Porém, a alta incidência de impostos na comercialização interestadual e a importação desenfreada de filés de tilápia, em especial do Vietnã, estão inviabilizando a produção em Toledo e região para aproximadamente 66% dos piscicultores. Uma pesquisa mostrou que 78% dos produtores são independentes, ou seja, estão desvinculados dos sistema de integração e com alto risco operacional.

Em busca de apoio para a cultura, o prefeito Mario Costenaro entregou, na segunda-feira (8), um ofício ao líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Hussein Bakri. O documento contém dados técnicos e a solicitação de medidas urgentes para salvaguardar a piscicultura no Oeste do Paraná, num trabalho conjunto entre a Prefeitura de Toledo, através da Secretaria da Agricultura e Proteína Animal (Smap) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Toledo (CMDAT).

Riscos 
Costenaro destacou o trabalho desenvolvido pelo secretário Luiz Carlos  Bombardelli à Smap e reforçou junto ao deputado Bakri a necessidade de o Estado do Paraná olhar com carinho para a piscicultura. “Foram levantados pontos críticos que ameaçam a continuidade da atividade na região”, explicou o prefeito de Toledo.

Além do controle da importação do filé de tilápia e da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o peixe vivo, o estudo aponta o alto custo da energia elétrica como outro problema a ser enfrentado. Também estão nesta lista a adequação do custeio agrícola/pecuário e ainda a renegociação de dívidas e garantias dos produtores.
Apoio 
Hussein Bakri disse que irá analisar o estudo feito em conjunto pela a unidade Pesca e Aquicultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Biopark “com muito carinho” e reafirmou o compromisso em buscar soluções para reduzir a crise do setor. O deputado entrou em contato com o secretário de Estado da Fazendo, Norberto Ortigara, que se comprometeu a receber uma comitiva de Toledo para discutir alternativas, em especial sobre a possibilidade de redução do ICMS sobre o peixe vivo.

O prefeito viajou acompanhado do assessor de Governo, Neuroci Frizzo; do secretário de Comunicação, Márcio Pimentel; e da secretária de Saúde, Adriane Monteiro.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sperafico é relator de projeto que reconhece arrendamento como atividade rural para fins de Imposto de Renda

Proposta corrige distorções tributárias, reduz litígios e garante segurança jurídica ao produtor Sperafico durante sessão temática - Agência Progressistas O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas–PR) foi o relator do Projeto de Lei de autoria do deputado Pedro Lupion (Republicanos–PR), que modifica a Lei nº 8.023/1990 para corrigir a interpretação da legislação do Imposto de Renda sobre o resultado da atividade rural, especialmente em relação aos rendimentos provenientes do arrendamento de imóveis rurais. Segundo Sperafico, o objetivo central é enquadrar os rendimentos do arrendamento rural no conceito de atividade rural, eliminando dúvidas e padronizando o tratamento tributário.   “Estamos falando de uma interpretação correta da lei, não de um privilégio novo. Esse projeto resolve uma distorção histórica”, declarou. O relator afirmou que a medida responde a uma demanda antiga do setor. “Essa proposta é meritória porque atende a uma justa e antiga reivindicação do produto...

Biopark é destaque no Prêmio Personalidade do Ano da ABTD/PR

  A Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná (ABTD-PR) concedeu, na sexta-feira (05), ao Vice-Presidente do Biopark Educação, Paulo Rocha, o Prêmio Personalidade do Ano da ABTD/PR, destinado a reconhecer profissionais que contribuem de forma relevante para o avanço do ambiente produtivo, da educação, da liderança e das práticas de Recursos Humanos e ESG. A cerimônia de entrega ocorreu no Auditório Imersivo da PUCPR, em Curitiba, durante a abertura do Fórum Tendências Cooperativas do Paraná. O evento, realizado pelo Sistema Ocepar, Sescoop e ABTD, em parceria com a PUCPR, reuniu cerca de 150 líderes sêniores e tomadores de decisão da área de Recursos Humanos das Cooperativas Agroindustriais, o que representa uma fatia significativa do PIB do agronegócio paranaense. Na programação, Paulo Rocha também participou como palestrante, abordando o tema “Construindo o amanhã: inovação, tecnologia e futuros possíveis”. Um polo de inovação com raízes no Oeste paranaense...

Usina de etanol de milho de Toledo produzirá 1,8 milhão de litros ao dia

Empreendimento foi apresentado na Prefeitura de Toledo - Carlos "Mini" Rodrigues/PMT Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento de R$ 1,180 bilhão e geração de 1.500 empregos na fase de construção, foi anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. A usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima, será implantada por um grupo empresarial formado pela empresa Hydrographe, com sede em Cuiabá, e um grupo sediado no Rio Grande do Sul, do ramo de combustíveis e agroindustrial.   O empreendimento foi tornado público a partir da resolução dos entraves burocráticos iniciais, partindo agora para o processo de licenciamento ambiental, conforme detalhado em coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo. Participaram o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio de Marchi, o deputado federal Dilceu Sperafico, vereadores, secretários e lideranças, além dos representantes da Hydrographe, João Vianei e Paulo Rangel.   O projeto irá desenvolver toda a região, b...