29/03/2019

Toledano Duio Botta na nova novela das 9 da Globo

O ator toledano Duio Botta foi contratado pela Globo. Ele integrará o elenco de A Dona do Pedaço, nova novela das 9, que substituirá O Sétimo Guardião.
A Dona do Pedaço, próxima novela das nove de Walcyr Carrasco, com direção artística de Amora Mautner, enaltece o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz (Juliana Paes), uma jovem humilde, da cidade fictícia de Rio Vermelho, no Espírito Santo. Maria vem de uma família de justiceiros profissionais, os Ramirez, e se apaixona justamente por Amadeu (Marcos Palmeira), advogado formado em Vitória e membro do clã rival nos negócios, os Matheus. A trama, dividida em um prólogo e duas fases, traz uma história de amor com elementos à Romeu e Julieta, sem perder o humor, que permeia todo o folhetim.

Conhecido por ter atuado como dublador de tramas mexicanas do SBT, Duio Botta interpretará o motorista de Juliana Paes, Jardel. Ele participará da nova fase da novela, a partir do sétimo capítulo, quando a personagem de Juliana Paes já estará rica. Botta contracenará bastante com Juliana Paes e tambem com Rosane Gofman, que será Josiane, a doméstica da mansão.
Botta tem a sua família em Toledo, onde antes de seguir em busca do sonho da carreira artística como cantor e ator, trabalhou como sonoplasta da Rádio Guaçu.

Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort


Paranaense tem última e decisiva rodada


A primeira fase do Campeonato Paranaense tem neste domingo (31) a última rodada da fase classificatória. Estarão em jogo as vagas para as semifinais e a possibilidade de o Clássico da Soja se repetir no Brasileiro D 2020.
Com o Athletico já classificado, serão conhecidas as outras três equipes que disputarão a semifinal da Taça Dirceu Krüger, equivalente ao segundo turno. O campeão, decidirá o título com o Toledo, do capitão Eduardo, na foto da assessoria do clube, um dos destaques do campeão da Taça Barcímio Sicupira. O feito garantiu ao “Porco” as vagas na Copa do Brasil e no Brasileiro Série D em 2020.
Grupo A
O Athletico soma 12 pontos e enfrenta o Londrina, em segundo com 8. O Operário, em terceiro com 7, disputa a segunda fase com o Tubarão. Foz com 4 pontos, Toledo com 2 e Maringá sem pontuar cumprem tabela.
O Foz já está rebaixado à Divisão de Acesso. O Maringá está a um passo da degola. Para escapar, precisa vencer, torcer por um tropeço do Rio Branco e tirar quatro gols de saldo do adversário para se manter na primeira divisão.
Grupo B
Cinco times disputam as duas vagas às semifinais: Coritiba e Rio Branco (7), Cascavel CR, Paraná e Cianorte (6 pontos). O FC Cascavel cumpre tabela no turno, mas busca pela pontuação geral a possibilidade de uma vaga à Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. Seu adversário será o Cascavel CR, no Clássico do Guizo, que nas brincadeiras pelas redes sociais os fãs do futebol chamam de “clássico das sogras” e “clássico do veneno”.
No primeiro confronto da história dos dois times na primeira divisão, o jogo tem o mesmo peso para o Cascavel CR, que pode garantir calendário nacional no próximo ano em caso de vitória e desde que o Cianorte não vença o Rio Branco.
A rodada
Todos os jogos da última rodada da fase classificatória da Taça Dirceu Krüger estão marcados para às 16h de domingo.
Grupo A
Est. Willie Davids: Maringá x Toledo
Estádio do Café: Londrina x Athletico
Estádio do ABC: Foz x Operário
Grupo B
Est. Pinhão (S.José dos Pinhais): Coritiba x Paraná
Estádio Olímpico: FC Cascavel x Cascavel CR
Est. da Estradinha: Rio Branco x Cianorte
Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort





Toledano toma posse no Conselho Nacional de Política Criminal

O professor Pery Francisco Assis Shikida, da Unioeste - Campus Toledo, foi empossado membro suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. A cerimônia de posse em Brasília foi presidida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
O conselho é um organismo de consulta do governo para formulação de projetos na área de segurança.
Foram empossados membros titulares Rodrigo Sanches Rios, Walter Nunes da Silva Junior, Paulo Eduardo de Almeida Sorci e Danilo Pereira Júnior.
 Pery Shikida, professor doutor em Economia, ganhou notoriedade com o livro “Memórias de um Pesquisador no Cárcere”, que traz situações pitorescas vividas pelo professor e sua equipe em 19 anos de pesquisas em instituições carcerárias brasileiras. Ele presenteou o ministro Sérgio Moro com um exemplar do livro.
Com graduação, mestrado e doutorado em Economia, Shikida se envolveu nos ambientes prisionais pela necessidade de orientar um aluno de graduação.
“É uma honra ser empossado no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. É mais trabalho e responsabilidade por um Brasil mais justo”, comentou Pery.

Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort



Restaurante Cabeza de Vaca com novo horário


Marco das Três Fronteiras, um dos grandes atrativos de Foz do Iguaçu (Marcos Labanca)


O Restaurante Cabeza de Vaca, localizado no interior do complexo turístico Marco das Três Fronteiras, passará a atender os visitantes de terça-feira a domingo, das 16 às 23h30, a partir de 1° de abril.
Nas segundas-feiras o Marco das Três Fronteiras permanece aberto para visitação turística, porém, o Restaurante Cabeza de Vaca estará fechado para o atendimento ao público. Já a Praça Gastronômica das 3 Fronteiras estará aberta normalmente, com as melhores opções de tapioca, açaí, churros, cachorro-quente, pipoca, café e aquela bebida para brindar a visita ao local.
Imperdível
O Restaurante Cabeza de Vaca é uma parada obrigatória para quem visita o Marco das 3 Fronteiras.  No estabelecimento o visitante tem a oportunidade de apreciar a gastronomia regional, e contemplar a vista singular das 3 fronteiras, enquanto aguça o paladar.
Veja vídeo do Restaurante Cabeza de Vaca: https://youtu.be/PWWKP0mtNck
Serviço:
Marco das 3 Fronteiras
Horário: das 14 às 22 horas
Restaurante Cabeza de Vaca (terça a domingo): das 16 às 23h30
Show cultural (terça a domingo): a partir das 19h30
Mais informações, curiosidades, dicas:
www.marcodastresfronteiras.com.br - (45) 3132-4100
Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort





Boas Práticas em Neonatologia é tema de evento com especialista canadense

Evento tem como objetivo revisar e ensinar sobre os mais recentes avanços na UTI Neonatal (foto: Fernanda Abreu)

A UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus, com apoio da Sociedade Paranaense de Pediatria, promove o 1º Encontro de Boas Práticas em Neonatologia, que acontecerá nos dias 31 de março e 1º de abril, no auditório da Unimed, em Toledo.
O evento abordará temas de extrema relevância na área de Neonatologia e será conduzido pelo professor doutor Guilherme Sant´Anna - Associate Professor of Pediatrics, Faculty of Medicine, McGill University – Montreal/Canadá- que é brasileiro, residente em Monteal/Canadá e autoridade mundial em Neonatologia.
Segundo o Dr. João Pedro Pontes Câmara, é um privilégio receber um profissional como Dr. Guilherme. Para ele o encontro é uma oportunidade de revisar e aprender sobre os mais recentes avanços no atendimento não só de bebês prematuros, como a termos que necessitam de suporte de UTI Neonatal, ajudando a diminuir a mortalidade e morbidade neonatal.
O público alvo do evento são médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes da área de medicina.
As inscrições já foram encerradas devido a grande procura, o que para o Dr. João Pedro foi uma grata surpresa. “Ficamos surpresos e muito gratos com o interesse dos nossos colegas. Com certeza o evento será um sucesso e os aprendizados serão muitos”, destaca Dr. João.
Todo valor das inscrições será destinado ao Projeto Beneficente “Pequeno Amor” que atua em prol da UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus de Toledo. O projeto acontece há um ano e realiza diversas ações em Prol da UTI Neonatal.
O evento conta ainda com o apoio da Unimed Costa Oeste, HOESP, Água Mineral Sferrie, Prati-Donaduzzi, Danone, Laboratório Microbio e voluntários do Projeto Pequeno Amor.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort

Boletos: novo sistema reduz circulação de R$ 5,1 bi


Agência Brasil - Brasília - O sistema de pagamento de boletos, conhecido por Nova Plataforma de Cobrança, criado pelos bancos, reduziu a necessidade de saques de dinheiro em espécie no total de R$ 5,1 bilhões, em seus três primeiros meses de funcionamento. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A federação acredita que o investimento de R$ 500 milhões feito pelos bancos para criar a plataforma vai eliminar o equivalente a R$ 450 milhões em fraudes por ano.

A economia no uso de dinheiro em espécie foi obtida com 50 milhões de boletos que, no período de dezembro de 2018 a fevereiro deste ano, foram pagos em uma instituição financeira diferente daquela em que foi emitido o boleto. O total é equivalente a 65% dos documentos pagos, nesse período, após a data de vencimento. Antes da Nova Plataforma, uma conta vencida só poderia ser quitada na própria instituição financeira destinatária (emissora do boleto), o que exigia o saque em dinheiro para pagamento.
A estimativa da Febraban é que, em 2019, 6,6 bilhões de boletos sejam registrados na Nova Plataforma e mais de 25 bilhões de operações sejam realizadas, considerando o desempenho dos três primeiros meses de plena operação do sistema.
Segundo a Febraban, a adulteração do código de barras nos boletos de pagamento, fraude mais frequente aplicada nos pagamentos com boletos, foi inviabilizada com a Nova Plataforma, que facilita a conferência de dados de pagamento e alerta para inconsistências.

Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort



A melhoria da infraestrutura e a preservação do meio ambiente




Dilceu Sperafico*
Aqueles que eventualmente pensam que reivindicações por maiores investimentos em infraestrutura, especialmente na logística de transporte, atendem apenas interesses econômicos ou corporativistas, estão totalmente equivocados.
A melhoria do escoamento da produção certamente traz vantagens aos diferentes segmentos das cadeias produtivas, mas da mesma forma beneficia a preservação de recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental.
Rodovias modernas, com traçado adequado, sem curvas perigosas e aclives ou declives acentuados, pavimentação de qualidade e duplicação de trechos mais movimentados, obviamente reduzem custos do transporte para os produtores e consumidores dos bens movimentados, mas também garantem estabilidade para o meio ambiente.
Isso porque um caminhão transitando por estradas de má qualidade levará mais tempo para cumprir o trajeto, consumindo mais combustíveis,  pneus e lubrificantes, poluindo mais a atmosfera e elevando o preço final dos produtos conduzidos, com prejuízos para transportadores, produtores e/ou fabricantes, consumidores e toda a sociedade.
Além disso, a infraestrutura não se resume ao modal rodoviário, que é o mais oneroso para as partes interessadas, o que ressalta a importância dos investimentos em sistemas alternativos, mais eficientes, menos poluentes e muitas vezes mais baratos.
São os casos das hidrovias, especialmente num País com grandes bacias hidrográficas e cursos d’água que atendem todo o território nacional, incluindo o maior rio de água doce do mundo, como é o Amazonas, cuja extensão beneficia todo o Norte do Brasil.
As vantagens do transporte hidrográfico, em termos de redução de custos de movimentação de cargas e emissão de poluentes no ambiente, são conhecidas e valorizadas em importantes países do mundo, ligando centros produtores de alimentos, matérias-primas e manufaturados, até os principais mercados consumidores ou portos de exportação.
Benefícios semelhantes são obtidos com investimentos no transporte ferroviário, reduzindo o consumo de combustíveis e lubrificantes, cortando custos com manutenção de veículos e linhas de trilhos e garantindo ganhos significativos para produtores, comerciantes e consumidores, locais, nacionais e internacionais.
Na logística do transporte moderno, resta ainda a possibilidade do avião, seja de passageiros ou de cargas, especialmente de produtos menos volumosos e pesados, além de exigência de entrega mais rápida, que em sua maioria agregam valores elevados ao longo de toda a cadeia produtiva, como são os casos de medicamentos, equipamentos tecnológicos e assemelhados.
O Brasil, apesar de sua dimensão territorial, abundância de recursos hídricos, topografia favorável, extensão do litoral e produção agropecuária e industrial, como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, parece não entender e dimensionar direito os benefícios dos investimentos em infraestrutura.
Com esse distanciamento, perdem produtores rurais, setores industriais, comerciantes, consumidores, poder público e toda a sociedade, com a redução de emprego, renda, arrecadação de tributos e novas oportunidades de negócios, indispensáveis à expansão dos atuais empreendimentos e atração de novos investidores, nacionais e internacionais. Menos mal, é que o mundo começa a despertar para a importância da melhoria da logística de transporte.
*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado    
E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

 Viver News – Karine Graeff c/ assessoria

Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort





Pesca no Rio Piquiri liberada no sábado


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), por meio da portaria nº 52/2019, libera a pesca comercial e amadora no Rio Piquiri a partir deste sábado (30). A atividade estava proibida desde 20 de fevereiro como medida de precaução e prevenção em razão da mortandade de peixes.
A liberação compreende para toda Bacia do Rio Piquiri e seus afluentes. Com 660 quilômetros, o rio nasce na Serra de São João, entre Turvo e Guarapuava, e segue até desaguar no Rio Paraná, entre Terra Roxa e Altônia.
Além de liberar a pesca, a portaria tem o objetivo de regulamentar a atividade na região do Rio Piquiri. “Essa portaria reuniu vários elementos favoráveis, tanto para as pessoas que vão pescar, garantindo a segurança delas, quanto à segurança ambiental dos peixes”, explica o chefe regional do IAP de Toledo, Taciano Cesar Freire Maranhão.
Para descobrir a causa da mortandade, foram realizados exames toxicológicos nos peixes mortos e coleta da água. A conclusão foi que um agrotóxico despejado de maneira irregular foi o motivo da mortandade elevada de peixes. Há suspeitas de que o problema começou nas imediações da confluência do Rio Cantu com o Piquiri.
De acordo com os estudos já concluídos, a mortandade de peixes foi um caso isolado e não contínuo. Os rios já se encontram em estado normal, conforme Relatórios de Ensaios n° 599/2019, e dentro dos padrões estabelecidos pela Resolução Conama n° 357, de 17 de março de 2005.
“O IAP vai continuar fazendo os trabalhos de monitoramento da qualidade da água, fisioquímica e toxicológica”, afirma Maranhão. “A população pode consumir os peixes tranquilamente, pois não há indícios de contaminação e nem poluição”, continua.
PROIBIDO – Será proibido o uso dos seguintes petrechos, aparelhos e métodos de pesca: redes e tarrafas, ambas de arrasto de qualquer natureza; redes de emalhar, espinhel que estejam dispostos no ambiente; armadilhas tipo tapagem, pari, covo, cercada ou quaisquer aparelhos fixos com função de aprisionar os peixes; o uso de cevas permanentes que incluem grãos inteiros ou triturados de origem vegetal por meio de fermentação.
São considerados de uso proibido aparelhos, petrechos e métodos não mencionados na Portaria.
PERMITIDO - Fica permitido o uso de linha de mão, caniço simples, caniço com molinete ou carretilha, isca natural ou isca artificial com ou sem garateia, nas modalidades arremesso e corrico.
Fica estabelecida em 10 quilos a cota por pescador, mais um exemplar para pesca, durante o período de estadia no local.
As espécies permitidas para a pesca devem estar de acordo com a Instrução Normativa do Ibama nº 26, de 2 de setembro de 2009.
PENALIDADES – O exercício da pesca em desacordo com o estabelecido nesta portaria sujeitará o infrator às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/1998 e no Decreto nº 6.514/2008. Estão previstas multa de R$ 700,00 a R$ 100 mil e apreensão do material de pesca. A multa pode ser ainda maior para quem pescar a espécie Piracanjuba – proibida pelo Ibama, por meio da Lei nº 445/2014.
A Portaria nº 52/2019 entra em vigor, ficando revogada a Portaria nº 25 de 20 de fevereiro de 2019.
Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort