31/07/2024

Luz, câmera e ação! Prati-Donaduzzi traz o maior cinema a céu aberto de Toledo

 Com duas sessões de filmes gratuitos, pipoca e sorteios para toda a família, no sábado (10).

O cinema surgiu em 1895, com imagens em preto e branco e sem som, quando os irmãos Auguste e Louis Lumière apresentaram o cinematógrafo em Paris. Esse aparelho revolucionário projetava curtas-metragens em locais públicos, marcando o início de uma era de entretenimento visual. No Brasil, o cinema começou em 8 de julho de 1896, iniciando uma paixão nacional que perdura até os dias de hoje. Apesar das mudanças, a essência de contar histórias por meio de imagens continua a cativar pessoas de todas as idades.
No segundo sábado de agosto (10), o projeto Uma Só Família traz o maior cinema a céu aberto de Toledo. O Cine Prati é um evento gratuito e aberto a toda a comunidade, sem necessidade de inscrição. Serão realizadas duas sessões: a primeira, das 17h às 18h40, e a segunda, das 19h às 20h20, no estacionamento da Prati-Donaduzzi, Rua Celeste Muraro, Tocantins, em Toledo. Os participantes poderão desfrutar de pipoca e água gratuitamente durante o evento.
Além disso, haverá um espaço kids com cama elástica e uma área de alimentação, onde serão vendidos cachorro-quente, pastéis e doces. O pagamento pelos alimentos será feito diretamente aos fornecedores, sem qualquer vínculo com a Prati-Donaduzzi. As crianças podem vir fantasiadas de seus personagens favoritos para participar do sorteio de brindes.
“Estamos mais uma vez dedicados a superar as expectativas dos colaboradores e da comunidade com uma programação que encantará a todos. Além de nossa dedicação em produzir medicamentos de alta qualidade, investimos no bem-estar e na qualidade de vida por meio da arte, promovendo a imaginação e fortalecendo os laços”, destaca Marilyzzi Pereira, gerente de eventos da empresa. 

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Quase 110 mil vagas: Paraná é o 3º estado que mais gerou empregos no 1º semestre

 

O Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2024 no Brasil. Foram 109.913 novas vagas de trabalho com carteira assinada no período, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado é o saldo de 1.043.392 admissões e 933.479 desligamentos entre janeiro e junho.

O número de empregos gerados no Paraná só é menor do que o saldo de São Paulo, que criou 379.242 vagas, e Minas Gerais, que gerou 162.139 novos postos de trabalho no semestre. Os dois estados são mais populosos. Na sequência, atrás do Paraná, estão Santa Catarina (95.398), Rio de Janeiro (90.857), Goiás (67.440) e Bahia (54.435). Em todo o Brasil, o saldo é de 1.300.044 novas vagas com carteira assinada, com 13.136.642 admissões e 11.836.598 demissões entre janeiro e junho.

“O Paraná segue se destacando como um dos maiores geradores de empregos do País. Este saldo é fruto de uma política dedicada à atração de investimentos nos mais diversos setores da economia, em todas as regiões do Estado, o que, na ponta, resulta em mais empregos e melhor renda para as pessoas”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O saldo no semestre é 55% superior ao total de vagas geradas no mesmo período em 2023, quando foram criadas 70.927. “É um avanço surpreendente e que comprova a eficiência das ações adotadas pelo Governo do Estado para que novas vagas de emprego sejam abertas todos os meses, inclusive com apoio das Agências do Trabalhador”, afirmou o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.

Dos 109.913 novos postos de trabalho acumulados de janeiro a junho, 60.267 são na área de serviços, 25.900 foram gerados pela indústria, 13.400 são relacionados à construção, 9.447 estão ligados ao comércio e 901 são da agropecuária.

JUNHO – Somente no mês de junho, o saldo total de empregos no Paraná foi de 13.572 novas vagas formais. O resultado é o quarto melhor do Brasil, atrás de São Paulo (47.957), Minas Gerais (28.354) e Rio de Janeiro (17.229), e à frente de Santa Catarina (10.284), Mato Grosso (9.674) e Goiás (8.605).

ESTOQUE – Com os novos empregos gerados no período, o Paraná chegou a um estoque de 3.201.314 trabalhadores com carteira assinada. Este é o maior registrado no Estado ao longo da série histórica do Caged desde que foram estabelecidos os padrões atuais de coleta e compilação dos dados, em janeiro de 2020. Naquele mês o estoque era de 2.695.591.

MUNICÍPIOS – Em 322 dos 399 municípios do Estado, o saldo de novas vagas foi positivo ao longo do semestre. Isso quer dizer que em 80% das cidades foram registradas mais admissões do que demissões entre janeiro e junho.

Em 18 municípios, o saldo de novos empregos formais foi superior a 1 mil vagas. São eles: Curitiba (33.187), Londrina (5.018), Maringá (4.701), Cascavel (4.148), São José dos Pinhais (4.046), Ponta Grossa (3.980), Toledo (2.294), Colombo (1.961), Foz do Iguaçu (1.895), Araucária (1.860), Arapongas (1.432), Pinhais (1.389), Assis Chateaubriand (1.373), Pato Branco (1.277), Campo Largo (1.248), Rolândia (1.170), Francisco Beltrão (1.169) e Apucarana (1.009).

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Evento no Biopark debate como o uso de IA pode automatizar processos e rotinas empresariais

Circuito BPK abordou como empresários estão reduzindo custos e tomando decisões mais assertivas por meio da inteligência artificial


Finanças, saúde, transporte, automação de processos. O uso da tecnologia nas empresas, especialmente a Inteligência Artificial (IA), tem crescido exponencialmente. Com isso em vista, o Biopark realizou, na última sexta-feira (26), a 27ª edição do Circuito BPK, que debateu como essas ferramentas inteligentes têm sido utilizadas para melhorar a eficiência e precisão nas tomadas de decisão, resolvendo problemas complexos.

Uma das empresas presentes na discussão foi a Patagon, que se dedica a tornar a IA acessível para todos por meio de um serviço inovador chamado “Employee as a Service”, ou seja, um colaborador virtual em home office. “Esse serviço automatiza processos e rotinas empresariais, aumentando a eficiência e reduzindo custos, capacitando empresas de todos os tamanhos a aproveitar o poder transformador da IA”, explica Marcelo Becker, sócio e cofundador da Patagon.

A IA também reduz significativamente os custos operacionais diários, permitindo que os colaboradores se concentrem em áreas mais criativas. “Apesar dos benefícios, ainda existe uma barreira cultural contra tecnologias disruptivas como a IA, e a Patagon se empenha em desmistificar essa tecnologia, mostrando às pessoas seu potencial e benefícios”, enfatiza Marcelo.

Danilo Lima Rosa destacou como o uso da IA melhora a produtividade e o atendimento ao cliente de sua empresa, a Bihands Inventário. “Empregamos a tecnologia RFID para captura de dados e, com a IA, traduzimos esses dados para a tomada de decisão mais assertiva”, comenta ele, que é sócio e diretor de projetos da Bihands.

Para Danilo, quem não acompanhar a evolução da IA vai ficar para trás. “A adoção dessas ferramentas permite uma ampla melhoria nos processos empresariais, otimizando o tempo e melhorando a qualidade das informações, além de aprimorar a rastreabilidade de pessoas, artigos e equipamentos. A IA é o futuro”, destaca.

Sobre o Circuito BPK

O Circuito BPK é um evento gratuito e aberto ao público, que tem o objetivo de criar oportunidades de networking entre empresas do Biopark e a comunidade em geral. A próxima edição será realizada no dia 23 de agosto e será voltada ao tema de agronegócio.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR






30/07/2024

Paraná cobra celeridade do governo federal para resolução das invasões na região Oeste

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior cobrou celeridade do governo federal para a resolução dos conflitos agrários que ocorrem no Oeste do Paraná. Ele convocou, nesta segunda-feira (29), uma videoconferência com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para buscar respostas às invasões indígenas nas cidades de Terra Roxa e Guaíra, próximas à fronteira com o Paraguai. 

Ratinho Junior destacou que o Estado quer evitar uma escalada violenta na região, após as ocupações de diversas áreas produtivas desses municípios. O governador já tinha conversado, na semana passada, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, buscando uma solução rápida e pacífica para o problema.

Por se tratar de povos indígenas, é necessária a intermediação do Ministério da Justiça, Funai e Polícia Federal para as reintegrações de posse já expedidas pela Justiça. Mas caso não haja qualquer movimento federal para cumprir as determinações judiciais, cujos prazos estão na iminência de se encerrar, o Governo do Estado deve se posicionar juridicamente para o cumprimento da reintegração.

“Se não for cumprido o prazo, acredito que teremos um ambiente muito hostil na região”, afirmou Ratinho Junior. “Os agricultores já estão cobrando uma solução em relação à reintegração de posse e o Estado vai ter que se posicionar juridicamente para cumprir a função que é da Polícia Federal. Mas isso é algo que não gostaríamos de fazer, até porque é uma obrigação federal”.

O governador destacou que o Paraná está reforçando a segurança pública na região, que também conta a presença da Força Nacional. “Estou muito preocupado com a questão da segurança pública. Estamos reforçando o volume de policiais presentes, e a própria Força Nacional também está enviando mais homens para lá”, destacou.

“Mas temos que tomar uma providência. Temos decisões judiciais que precisam ser cumpridas”, reforçou Ratinho Junior. “Também é necessário que o governo federal, seja através da Itaipu ou outro órgão, busque uma solução para a acomodação desses povos originários. Isso não pode acontecer através da invasão de propriedades privadas que são altamente eficientes para a cadeia produtiva do Estado e que há décadas ajudam no desenvolvimento econômico e social da região”.

Na reunião, que também contou com a participação de integrantes do Incra, ministérios da Justiça e dos Povos Indígenas, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e outros órgãos estaduais, o ministro Paulo Teixeira avisou que pretende convocar uma reunião com o chefe da Casa Civil, Rui Costa, e com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, para propor uma solução ao conflito. Ele, porém, não confirmou a data em que esse encontro ocorreria.  

O procurador-geral do Estado, Luciano Borges, explicou que já existem liminares de sete ações de reintegração de posse e cinco interditos proibitórios, sendo que o prazo de 10 dias dado pela Justiça para a desocupação amigável já está se encerrando. 

“A depender do desdobramento das próximas reuniões com o governo federal, pretendemos nos manifestar oficialmente no processo, demonstrando os riscos para a população do Estado do Paraná e colocando as forças de segurança do Estado à disposição para o cumprimento da ordem judicial, embora essa seja uma obrigação do governo federal, da Polícia Federal e da Força Nacional”, ressaltou.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Evento de piscicultura reuniu produtores, técnicos e pesquisadores em Toledo

 

De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a região oeste do Paraná é líder na produção de tilápias no Brasil, com o cultivo de 213.300 toneladas, representando 24% o total nacional. Neste cenário, entre os dias 24 e 25 de julho, Toledo recebeu o 3° Simpósio de Piscicultura do Oeste do Paraná (SIMPOP). 
Considerado o maior evento voltado para os produtores da região, o evento foi promovido pela Aqua In – Aqua Insumos, empresa residente do Biopark, e reuniu cerca de 400 participantes, entre produtores, empresas, alunos, corpo técnico, centros de pesquisa e palestrantes. 
A intenção foi gerar debates e disseminar informações de produtos e serviços ofertados no ramo da piscicultura, desde medicamentos, aditivos, equipamentos e vacinas. “Além disso, trouxemos as empresas parceiras justamente para que os produtores possam esclarecer suas dúvidas”, explica Nilton Ishikawa, médico veterinário e proprietário da Aqua In. 
O simpósio serviu ainda como impulsionamento de inovação e desenvolvimento regional, fortalecendo a relação entre empresas e produtores. “Contamos com apresentações de inovações em sensores, IoT e conexão, além de aditivos para a prevenção de doenças”, afirma Ishikawa.
Perspectivas para a Piscicultura
Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a tilápia ampliou sua participação na produção de peixes de cultivo no país. A espécie, que se destaca por seu sabor, suculência e saudabilidade, representa agora 65,3% do total nacional.
Nos últimos dez anos, por exemplo, a produção de tilápia no Brasil cresceu 103%, passando de 285 mil toneladas para 579 mil toneladas. Por isso, as expectativas para a piscicultura nos próximos anos são otimistas. “Pelo clima favorável e abundância de água, o Brasil tem potencial para expandir significativamente a produção de tilápia e se tornar um líder mundial, replicando seu sucesso na exportação de frango”, finaliza Nilton Ishikawa.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR






Feira Ponta de Estoque acontece sábado (03) e domingo (04)

 

Está chegando a Feira Ponta de Estoque 2024. Serão mais de 90 espaços no Centro de Eventos Ismael Sperafico para o evento do sábado e domingo, dias 3 e 4 de agosto.

O principal objetivo da Feira é oferecer a população a oportunidade de adquirir produtos de qualidade com preços promocionais, além de fomentar o giro do estoque nas lojas participantes, transformando-os em recursos para o comércio.

Neste ano, além das tradicionais lojas de confecções, calçados e acessórios, o evento integra novos segmentos, dando ainda mais oportunidades ao público.

Neste ano a Feira Ponta de Estoque terá início no dia 3 de agosto com abertura às 15h e encerramento às 21h e, no domingo, dia 4, abrirá das 10h às 19h.

Para o evento, o estacionamento e a recreação infantil para as crianças serão gratuitos. Haverá também praça de alimentação disponível aos visitantes.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




ACIT sorteará mais três motocicletas na quarta-feira, dia 31 de julho

 

Neste mês de julho, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo realizará na quarta-feira, dia 31 de julho, o quarto sorteio da campanha ‘Mais prêmios para você!’. Serão sorteadas três motocicletas às 17h no Shopping Panambi, com sorteio transmitido ao vivo pelas redes sociais da ACIT.

Os clientes do comércio de Toledo, que compraram nas lojas identificadas, terão a chance de ganhar duas Honda Biz e uma Yamaha Neo. Já os vendedores com os nomes nos cupons sorteados ganham automaticamente R$ 1 mil.

Ao todo, a promoção que iniciou em abril e vai até o mês de agosto, completará a entrega de quinze motocicletas zero quilometro, além de distribuir R$ 15 mil entre os vendedores premiados. São oito Honda Biz e sete Yamaha Neo, que abrangeram as datas comemorativas da Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e por fim, Dia dos Pais.

Para participar da campanha ‘Mais Prêmios para Você’, os clientes devem comprar nas lojas identificadas do comércio de Toledo, preencher seus cupons corretamente e depositar nas urnas disponíveis. Os cupons são acumulativos e os consumidores concorrem até o último sorteio.

A promoção ‘Mais Prêmios para Você’ é uma realização da ACIT, através do Fundo Direto de Promoções, com parceria do Sicoob Meridional, Cartões Coopcerto, Shopping Panambi, Sodder Motos e Náutica – Concessionária Yamaha e Motopark Honda Toledo – Concessionária Honda.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





29/07/2024

Premiação: Sicoob apresenta case da Sipag 2.0 e é premiado em Boston (EUA)

 Condecoração reconhece o crescimento digital da instituição e sua contribuição para a

 inclusão financeira

O Sicoob foi premiado pelo case Sipag 2.0 – Plataforma de Adquirência do Sicoob na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC - World Credit Union Conference) promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU – World CouncilofCreditUnions), em Boston, Estados Unidos, que acontece entre 21 e 25 de julho. A premiação reconhece o crescimento digital da instituição e sua contribuição para a inclusão financeira.

Participam da cerimônia o diretor-presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada, junto ao presidente do Conselho de Administração, Miguel Oliveira, e o diretor de Tecnologia da Informação, Antônio Vilaça Júnior. Os executivos receberam a premiação de “Crescimento Digital” pelo case Sipag 2.0, uma solução digital de pagamento inovadora que impulsionou a inclusão financeira no Brasil.   

Hoje, todas as cooperativas do Sicoob já utilizam a Sipag 2.0 e estamos evoluindo a solução para potencializar o nosso portfólio, bem como investindo na infraestrutura tecnológica para que mantenhamos os altos níveis de disponibilidade, desempenho e qualidade.

Em 2023, apenas com a Sipag 2.0, alcançamos mais de 269 milhões de transações processadas, movimentando R$ 45 bilhões”, ressalta Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob. “Para 2024, estimamos alcançar a marca de 380 mil equipamentos em operação com os nossos cooperados, projetando um faturamento de mais R$ 60 bilhões, um aumento de mais 33%”, comemora o executivo.

Saiba mais

A Sipag 2.0 – Plataforma de Adquirência do Sicoob, representa um marco na inclusão digital, oferecendo um instrumento de recebimento acessível, com custos reduzidos, focado no desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Antes da implementação da Sipag 2.0 pelo Sicoob, muitos estabelecimentos fora dos grandes centros enfrentavam dificuldades significativas para acessar serviços de adquirência, o que limitava sua capacidade de aceitar pagamentos com cartões de crédito ou débito. Com a solução Sipag 2.0, essas barreiras foram superadas, permitindo que esses estabelecimentos aceitem pagamentos eletrônicos de maneira eficiente e a um custo acessível. Esta mudança não apenas ampliou o alcance de clientes desses estabelecimentos, mas também contribuiu para o aumento de suas vendas.

Com 4,6 mil pontos de atendimento físicos e presença exclusiva em 401 cidades do Brasil, o Sicoob fortalece sua missão de oferecer soluções financeiras inclusivas. A implementação da Sipag 2.0 representa um passo crucial nesse sentido, ampliando o acesso dos cooperados aos métodos de pagamento eletrônico. “A operação está funcionando bem e os preços são justos, o que tem beneficiado tanto os cooperados quanto os seus clientes. A Sipag 2.0 é um exemplo de como a inovação tecnológica pode ser utilizada para promover a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico local e regional”, conclui Marcos Viana Borges, diretor de Operações do Sicoob.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR







Universidades estaduais têm 1,4 mil vagas em cursos de idiomas para o segundo semestre

As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) estão com inscrições abertas para 1.418 vagas em cursos de idiomas. São 57 turmas distribuídas em três línguas, sendo 18 de inglês, 18 de francês e 21 de espanhol, em diferentes níveis de proficiência. As aulas iniciam entre 6 de agosto e 9 de setembro, de acordo com o calendário acadêmico de cada instituição de ensino superior.

Os cursos são ofertados por meio do programa Paraná Fala Idiomas (PFI) nas modalidades presencial com 40 turmas, e a distância, com 17 turmas, nos períodos da manhã, tarde e noite. A UEL e a Unioeste contam com vagas remanescentes para os cursos de espanhol, que iniciaram as aulas neste mês. As universidades avaliam a abertura de novas turmas ainda no segundo semestre letivo de 2024. A expectativa é ampliar em um total de 2.312 vagas para os três idiomas.

A ação é voltada para pesquisadores, professores, estudantes e agentes universitários vinculados às instituições estaduais de ensino superior. Os cursos têm uma metodologia específica que leva em consideração as demandas desse público. O objetivo do PFI é contribuir para ações de internacionalização, a partir do preparo da comunidade acadêmica para programas de intercâmbio e eventos no Exterior.

O programa é considerado estratégico pelo Governo do Estado e é viabilizado pelo Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, dotação orçamentária administrada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os recursos são destinados para o custeio de bolsas-auxílio para professores e estudantes universitários, além de profissionais de idiomas do mercado contratados para ministrar aulas no programa.

PROGRAMA

Desenvolvido desde 2014, o programa já formou um total de 14.828 alunos dos três cursos de idioma ministrados em todas as sete instituições estaduais de ensino superior. A iniciativa atua em diversos níveis do processo de inserção das universidades estaduais no contexto mundial, desde o preparo da comunidade acadêmica para participação em projetos de pesquisas no Exterior até a viabilização de disciplinas em língua estrangeira no próprio âmbito das instituições.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR