30/09/2020

Covid-19: Secretaria de Saúde confirma 63º óbito em Toledo. Paciente tinha 33 anos

 

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na tarde desta quarta-feira (30), o 63º óbito por Covid-19 em Toledo. Trata-se de homem de apenas 33 anos com diagnóstico positivo para o novo coronavírus obtido por meio de exame RT-PCR. Ele estava internado desde o dia 07 de setembro, com evolução à óbito na noite de terça-feira (29).

Segundo informações, o homem não tinha doenças pré-existentes.

O boletim com os dados desta quarta-feira devem ser repassados pela Secretaria de Saúde no final da tarde.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S.A.









TSE faz parceira com WhatsApp e Facebook para combater desinformação em eleições

 

Por Reuters (Brasília) - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fechou nesta quarta-feira (30) parceria com o WhatsApp e o Facebook para combater desinformação e abusos durante as eleições 2020, informou a assessoria de imprensa do órgão.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que a parceria ajudará a eliminar a circulação de notícias falsas, enfrentar comportamentos coordenados não autênticos, uso indevido de robôs e impulsionamentos ilegais.

No acordo com o WhatsApp, por exemplo, será criado um chatbox para ajudar na circulação de dados oficiais do TSE sobre o processo eleitoral e a votação.

Um ponto do acordo é a criação de um canal de comunicação específico com o TSE para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa, o que não é permitido nos termos de serviço do aplicativo nem pela legislação eleitoral.

O acordo com o Facebook também prevê o uso da ferramenta “Megafone” para divulgação, nos dias antes da eleição, de mensagens no feed de notícias sobre eleições de 2020, incluindo sobre a organização e medidas de segurança sanitária.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S.A.










Chefe da ONU pede planos nacionais para financiar esforço global por vacina contra Covid-19

 

Por Reuter (Nova York/Genebra) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse nesta quarta-feira (30) que é hora de os países começarem a gastar dinheiro de seus planos de reação e recuperação da Covid-19 para ajudar a financiar o plano global de vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até agora, o programa Acelerador de Acesso a Ferramentas contra a Covid-19 (ACT), e seu esquema Covax, recebeu 3 bilhões de dólares, mas precisa de mais 35 bilhões. A iniciativa pretende entregar dois bilhões de doses de vacinas contra coronavírus até o final do ano que vem, 245 milhões de tratamentos e 500 milhões de exames.

“O Acelerador ACT proporciona a única maneira segura e certa de reativar a economia global o mais rápido possível. Um esforço nacional de vacinas em um punhado de países não destrancará as portas da economia global e restaurará os meios de subsistência”, disse Guterres em um evento virtual de alto nível da ONU.

O secretário das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab --coanfitrião do encontro, ao lado de Guterres, da OMS e da África do Sul-- exortou outros países a se unirem ao esforço global, dizendo que o Acelerador ACT é a melhor esperança de assumir o controle da pandemia.

O chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que 167 países se filiaram ao Covax, o que representa 70% da população mundial, acrescentando: “E a lista está aumentando todos os dias”. Ele disse haver a confirmação de que um milhão de pessoas perderam a vida para a Covid-19, mas que “o número real certamente é mais alto”.

Guterres disse que o programa precisa de uma injeção imediata de 15 bilhões de dólares para “não perder a janela de oportunidade” para a compra e a produção antecipadas, compor estoques paralelamente ao licenciamento, intensificar as pesquisas e ajudar países a se prepararem.

“Não podemos permitir que uma defasagem no acesso amplie ainda mais desigualdades já vastas”, disse o secretário-geral no evento virtual.

“Mas sejamos claros: não chegaremos lá se os doadores simplesmente alocarem recursos somente do orçamento da Assistência Oficial de Desenvolvimento”, disse. “Precisamos um pensamento maior. É hora de os países usarem o financiamento de seus próprios programas de reação e recuperação.”

Guterres pediu que todos os países aprofundem seus esforços consideravelmente nos próximos três meses.

Ele observou que países desenvolvidos gastaram trilhões de dólares nos impactos sócio-econômicos da crise, por isso “certamente podemos investir uma fração pequena disto para deter a disseminação da doença em toda parte”.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S.A.










Primavera dá nova cara ao Parque Nacional do Iguaçu

 

É tempo de pensar, repensar e respirar ar livre. E é com esse desejo de viver a natureza em sua essência que o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, recebeu brasileiros dos 26 estados e Distrito Federal desde sua reabertura, em agosto, após ser fechado por medida de proteção contra a covid-19.

A primavera no Parque Nacional do Iguaçu tem brindado esses visitantes com cenas e sensações incríveis. A estação tem reservado dias ensolarados, aparições de bichos e, claro, aquele famoso arco-íris das Cataratas do Iguaçu. A fauna e a flora do local parecem disputar a atenção do público, que atentamente acompanha os movimentos da natureza, sem se descuidar dos protocolos de saúde. 

O visitante que tiver sorte poderá encontrar a família de macacos-prego que vive nas árvores próximas ao Porto Canoas; ou o casal de tucanos, próximo ao mirante do Hotel Cataratas, no início da Trilha das Cataratas. Há a beleza dos ipês com suas floradas multicoloridas, que salta aos olhos do público. As borboletas colorem o céu do parque e enchem o ambiente de vida.

Além da beleza, o parque abriga muitos mamíferos, entre eles o quati, o rei da simpatia, que está sempre roendo algo ou correndo para a alegria da criançada. Há visitantes que sonham ver as onças-pintadas que habitam o Parque Nacional do Iguaçu, mas esses encontros são raros, apenas alguns sortudos conseguem flagrar os felinos de tempos em tempos.

E na primavera o visitante consegue ver mais bichos e flores e caminhar com muito mais tranquilidade. São 1.200 metros de caminhada pela Trilha das Cataratas, margeando a Maravilha Mundial da Natureza, com destaque aos novos sons de pássaros, que aparecem com mais frequência, às cores fortes e ao cheiro da mata. 

Alexandre Bazzi, que ficou um período sem visitar as Cataratas, em razão da pandemia, disse que voltar ao atrativo é uma forma de repor energias e que sempre é um ótimo passeio. “Se fosse para vir ao Parque Nacional de olhos vendados e caminhar aqui, já valeria a pena. Sentir os sons e tudo mais, com certeza já valeria a pena”, afirmou Bazzi.

O visitante Denis Medina, que esteve no parque na companhia da esposa, Ednéia, e dos filhos Gustavo e Giovana, comentou sobre a sensação de sair de casa, após um tempo sem passeio familiar por conta das medidas restritivas de saúde: “Ficamos realmente encantados com toda a beleza e organização do local.  Foi maravilhoso conhecermos este patrimônio. Voltaremos para casa felizes e renovados”.

Ingresso exclusivamente on-line

Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu agora são vendidos exclusivamente on-line, no site www.cataratasdoiguacu.com.br. E como neste momento o parque está com limitação de público por hora, o visitante precisa realizar a aquisição e agendar o dia e o horário da visita. A compra está sujeita à disponibilidade de vagas. Não há restrição de idade para realizar o passeio.

Passe Comunidade

Moradores das 14 cidades vizinhas à unidade de conservação possuem 90% de desconto no ingresso. Essa categoria de ingresso também está disponível exclusivamente on-line no site https://cataratasdoiguacu.com.br/passe-comunidade/. Mas atenção: os moradores precisam comprovar residência em uma das cidades apresentando o comprovante presencialmente no acesso ao parque.

Confira como está o funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu e Marco das 3 Fronteiras: https://youtu.be/mwufrBb90BU 

Central de Atendimento ao Visitante (WhatsApp): +55 (45) 9137-3444 (wa.me/554591373444)

Parque Nacional do Iguaçu

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h

www.cataratasdoiguacu.com.br

contato@catarataspni.com.br 

Telefone: +55 (45) 3521-4400

Canais nas redes sociais

WhatsApp: +55 (45) 9 9137 3444

Facebook: @CataratasDoIguacu

Instagram: @CataratasdoIguacu

Twitter: @CataratasBrasil


Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S.A.






Programa BPK Escala tem foco no crescimento das empresas residentes no Biopark

Dez empresas participantes do Programa de Residência do Biopark participam da primeira edição do Programa BPK Escala. A iniciativa, que o tem o objetivo de alavancar o crescimento de negócios por meio de capacitações e mentorias, é uma parceria com o Sebrae e a Consultoria Mackwave.

A primeira etapa do Programa aconteceu no mês de agosto e contemplou a análise das empresas e as necessidades de cada uma. Nos meses de setembro e outubro acontecem os workshops e mentorias individuais com especialistas do mercado. Para finalizar, entre os meses de novembro e dezembro as empresas participam de encontros com investidores.

O BPK Escala já promoveu um workshop on-line de OKR - Objectives and Key Results e KPI - Key Performance Indicator, ambos com foco na definição e gestão de metas e indicadores de desempenho, com o analista de projetos da Mackwave, Vitoriano Ferrero Martin Jr. Além disso, também foi realizado um workshop de Vendas e Negociação com Edson Mackeenzy, Diretor de Investimentos na The Venture City, mentor, investidor e um dos mais influentes empreendedores de startups do Brasil, eleito melhor mentor do país no Startup Awards

Segundo o Diretor Institucional do Biopark, Victor Donaduzzi, o Programa de Residência tem um modelo único de acompanhamento das empresas. “Nosso modelo de Residência para empresas permite uma analogia com o ‘colo de mãe’, ou seja, é um nível de proteção que ultrapassa a oferta de um espaço para as empresas se instalarem. Especialmente com as startups, o que fazemos é oferecer capacitação para que estejam preparadas para alcançar voos mais altos, com capacidade de sobreviver ao mercado e suas ameaças. Na natureza, a seleção natural se encarrega de garantir que apenas os mais preparados resistam, é o que vemos acontecer no Biopark – não é à toa que nosso primeiro prédio leva o nome do célebre evolucionista Charles Darwin, justamente para manter vivo este conceito”, enfatiza.

Já são mais 80 empresas atuando no Biopark e eles contribuem para o desenvolvimento de um robusto Ecossistema de Negócios. As que participam do Programa de Residência têm acesso a uma série de benefícios, entre eles se destacam as mentorias. “Preparamos as empresas através de mentores ‘da casa’ e também externos para que possam enfrentar com segurança o ambiente, muitas vezes inóspito, do mundo dos negócios. O ecossistema que estamos consolidando une esta cultura inovadora e de trabalho árduo que temos na Região Oeste do Paraná aos conhecimentos de gestão que nos trouxeram até aqui. Nossa visão é termos 30 mil empregos de base tecnológica, o que agrega qualidade e valor aos empregos da região”, completa Victor Donaduzzi.

Victor considera que o Biopark tem o potencial de mudar o cenário da Região. “Quando unimos o fortalecimento da cultura de inovação, a força de trabalho que temos na Região Oeste do Paraná e os conhecimentos de gestão que nos trouxeram até aqui, vislumbramos que em algum tempo teremos 30 mil empregos de base tecnológica no Biopark, o que agrega qualidade e valor aos empregos da região”, destaca.

Leandro Volanick, um dos fundadores da Manfing – empresa residente no Biopark, conta que o BPK Escala ajudou em melhorias no processo de vendas. “A metodologia do BPK Escala está acelerando nosso aprendizado de vendas e KPI’s. O mercado é muito abrangente e ter acesso a esta experiência nos coloca em vantagem competitiva frente a outras startups. O aprendizado em toda trilha do BPK vai alavancar ainda mais as vendas do nosso produto”.

O consultor do Sebrae, Alan A. Debus, destaca que a parceria com o Biopark é importante para o avanço empresarial de Toledo e região. “O BPK Escala é um projeto de aceleração para empresas selecionadas, que podem avaliar como está o seu modelo de negócio e melhorá-lo por meio de acesso a conhecimento em diversas áreas como marketing digital, finanças, fluxos de caixa, entre outras”.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S.A.







Saúde recebe cardioversores para reforçar luta contra a Covid-19

 

A Secretaria de Saúde recebeu na manhã de terça-feira (29) quatro aparelhos para somar nos serviços de urgência e emergência, principalmente para pacientes de Covid-19 que apresentam um quadro mais grave. Cada Monitor Cardioversor Bifásico DualMax custou R$ 31.240,00 de recursos próprios do Município de Toledo. Ao todo, o investimento foi de R$ 124.960,00 nos quatro equipamentos.

A Secretária de Saúde, Denise Liell, informou que os cardioversores serão destinados para os serviços de urgência e emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para o Pronto Atendimento Municipal (PAM), duas unidades para cada local.

“Com esse investimento pretendemos dar mais segurança aos profissionais de saúde para que possibilite dar a assistência adequada aos pacientes”, salientou Denise. Ela contou ainda que, ainda este ano, “tivemos que transportar um paciente para Cascavel e foi necessário o uso de um equipamento similar para garantir a sobrevida do mesmo”.

O Diretor da Rede de Urgência e Emergência, Douglas Silvestre Cabral, explica que o paciente Covid está mais suscetível a necessitar o uso dos cardioversores. “O paciente será melhor assistido e o aparelho vai funcionar como monitor que verifica o tempo todo a frequência cardíaca e pressão arterial, com a vantagem ainda de imprimir o resultado do eletrocardiograma”.

O Diretor disse ainda que o ventilador pulmonar, muito usado para os pacientes com Covid-19 que são entubados, só monitora a parte de oxigenação, já este aparelho acrescenta o monitoramento da saturação de oxigênio no sangue e o monitoramento cardíaco. “Além disso, além de acompanhar os sinais vitais o tempo todo, ele também pode ser utilizado com a função de desfibrilador caso seja necessário”.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S.A.





 







29/09/2020

Vereador Ademar e esposa em isolamento com Covid-19


Suzamar e Ademar Dorfschmidt: nas estatísticas do coronavírus


O vereador Ademar Dorfschmidt (Cidadania), candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Beto Lunitti (MDB), pela coligação "“Toledo do jeito que a gente quer”, testou positivo para Covid-19 e está em isolamento domiciliar. Sua esposa, Suzamar Dorfschmidt, também teve resultado positivo para a doença.

“Testamos positivo, mesmo tomando os devidos cuidados. Tivemos sintomas e buscamos o atendimento da equipe da Saúde no local apropriado para Covid-19. Fomos muito bem atendidos”, disse o vereador em mensagem ao Viver Toledo.

Segundo ele, sua esposa teve sintomas mais fortes e foi medicada com hidroxicloroquina e demais medicamentos. “Eu pedi e também estou tomando. Estou sem olfato e ela com sintomas gripais moderados”.

Ademar cumpre isolamento até o dia 2 de outubro, enquanto Suzamar até o dia 7. O filho de 12 anos, o piloto de motocross Denyter não fez exame, enquanto a filha, de 20 anos, está isolada em parte da casa sem sintomas.

Número de casos


Nesta terça-feira, houve a confirmação de 30 novos casos de Covid-19 em Toledo.

No Sistema Único de Saúde são 19 os novos casos confirmados, todos identificados através de RT-PCR (11 femininos e 08 masculinos).

No setor de Saúde privada e suplementar foram registrados 11 casos no total, sendo 01 novo caso através de RT-PCR (masculino) e 10 casos através de Testes Rápidos (04 femininos e 06 masculinos).

Quanto aos internados pela COVID-19, nesta terça-feira, dia 29 de setembro, temos um total de 31 moradores de Toledo internados em Hospitais da região, sendo 14 em leitos de enfermaria e 17 em leitos de UTI.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S.A.




Hábitos saudáveis são essenciais para prevenir problemas cardíacos

 

Neste 29 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Coração, a Secretaria de Estado da Saúde alerta a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis, como boa alimentação, atividade física e combate ao estresse para evitar problemas cardíacos.

As doenças do aparelho circulatório são as que mais matam no País e representam 28% de todas as ocorrências no Paraná. De acordo com dados consolidados no sistema Datasus/2018 do Ministério da Saúde, aproximadamente 56 pessoas por dia morrem no Estado em decorrência dessas doenças, ou seja, uma a cada 26 minutos.

Segundo a secretaria, com a pandemia da Covid-19 muitos usuários em tratamento para hipertensão arterial sistêmica e outros quadros associados deixaram de frequentar as Unidades Básicas de Saúde para acompanhamento.

“Passados seis meses de pandemia, é imprescindível que os pacientes retomem os devidos tratamentos, tomando os cuidados com as medidas de prevenção do coronavírus. Desta forma podemos diminuir a probabilidade de atendimentos de urgência por agravamento do quadro de saúde”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com dados da pasta, 82% das pessoas que morreram por Covid-19 tinham fatores de risco e em aproximadamente 47% dos casos a doença cardiovascular crônica estava presente, sendo a comorbidade mais associada aos óbitos. Já nos casos confirmados, cerca de 35% dos pacientes sofrem de algum problema cardíaco.

“Esses dados reforçam a necessidade dos cuidados que devemos ter. Quando falamos de prevenção e promoção da saúde, a adoção de uma alimentação adequada e saudável, associada à prática regular de atividade física, diminuição do consumo de bebida alcoólica e cigarro, e ações de combate ao estresse promovem uma importante redução dos fatores de risco e melhora da qualidade de vida”, completou o secretário.

Fatores de Risco

Segundo a Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2019), os principais fatores de risco cardiovasculares são: hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, sedentarismo, sobrepeso e obesidade, colesterol alto e histórico familiar. Pessoas que apresentam maior número de fatores de risco podem ter progressão da doença em ritmo muito mais acentuado.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital do Coração (HCor), elaborou a estratégia da “Alimentação Cardioprotetora Brasileira”, que tem por objetivo subsidiar a orientação nutricional e dietética realizada pelos diferentes profissionais e facilitar a compreensão dos indivíduos, contribuindo para sua adesão às orientações.

“Precisamos valorizar a comida tradicional brasileira, excluir a ingestão de alimentos ultraprocessados, respeitando a regionalidade, a cultura e hábitos locais, contribuindo para a promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares e seus fatores de risco”, explica a nutricionista Cristina Klobukoski, da Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física da Sesa.

Ação

Como forma de contribuir para a atualização dos profissionais de saúde nessa temática, a Secretaria da Saúde, por meio da Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física, distribuiu para todas as Unidades de Saúde do Estado o material “Alimentação Cardioprotetora: Manual de orientações para profissionais de saúde da Atenção Básica” e a cartilha “Alimentação Cardioprotetora”.

Nesta quarta-feira (30) será realizada pelo HCor, de forma online, a “Oficina Alimentação Cardioprotetora”, que contará com a participação de 300 nutricionistas do Paraná, atuantes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde.

Para mais informações aos profissionais de saúde

Linha Guia de Hipertensão Arterial 2018

Linha Guia de Diabetes Mellitus 2018

Linha Guia de Infarto do Miocárdio

Manual da alimentação cardioprotetora

Viver Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S/A








Paraná autoriza aulas presenciais dos últimos anos de cursos da Saúde

 

A Secretaria da Saúde do Paraná publicou a Resolução número 1.173/2020, que permite que alunos de cursos técnicos e profissionalizantes da área de saúde, de graduação das áreas de saúde, em seus últimos dois anos, e pós-graduação em todas as áreas retomem as aulas presenciais. A Resolução foi publicada na segunda-feira (28).

As instituições de ensino deverão seguir as medidas de segurança sanitária, como distanciamento social e protocolos de higiene, de acordo com a Resolução número 632/2020, que estabelece orientações e o regramento para o funcionamento de diversas atividades.

“Em meio ao enfrentamento desta pandemia, o trabalho da saúde e de seus profissionais ficou ainda mais em evidência e ficou claro que existe a necessidade de colocar mais pessoas para atuar nesta área. Nosso objetivo é capacitar e finalizar a formação destes alunos para que possam ingressar na área o quanto antes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A fim de evitar aglomerações, as instituições deverão traçar estratégias de revezamento e horários de aulas diferenciados para realização de atividades, segundo prevê a normativa. “Estipulamos critérios que devem ser seguidos por parte das instituições de ensino e seus alunos para que possamos retomar as aulas sem qualquer prejuízo à saúde dos paranaenses”, acrescentou o secretário.

Todas as orientações estabelecidas pela Secretaria da Saúde serão fiscalizadas pela pasta, em conjunto com as secretariais municipais. O não cumprimento implicará em multa, com valor dobrado em caso de reincidência.

Retomada Geral

Segundo Beto Preto, não há, neste momento, previsão de retorno total de atividades escolares presenciais. “O cenário epidemiológico atual indica que ainda não é a hora de retornarmos totalmente com as aulas presenciais. Este assunto, juntamente com os dados, é analisado diariamente no Governo. Precisamos de uma queda sustentada do número de casos e de óbitos para que tenhamos segurança neste retorno”, afirmou.

Viver Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S/A









Sicredi promove live com Dr. Drauzio Varella sobre prevenção do câncer








O Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2020/2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso, entender e incentivar práticas de prevenção à doença é papel de todos. Para iniciar as ações preventivas contra câncer em mulheres e homens, em reconhecimento as campanhas internacionais Outubro Rosa e Novembro Azul, as cooperativas do Sistema Sicredi, Aliança, Nossa Terra PR/SP, Progresso, Vale do Piquiri e Vanguarda, promovem no dia 1º de outubro a live Hora da Prevenção, com o médico cancerologista Drauzio Varella. A transmissão será às 19h30 pelo Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCk_PxjB_kRJ3wwc4GLRMH2g?view_as=subscriber) e Facebook (https://www.facebook.com/sicrediprogresso/) da Sicredi Progresso PR/SP e aberta para toda a população.

A ação que acontece em referência ao Outubro Rosa e Novembro Azul, será estendida por 60 dias com incentivo para que as pessoas tirem, ao menos, uma hora em seu dia, para cuidar da sua saúde e daqueles que fazem parte do seu meio de relacionamento. Exames de rotina, alimentação saudável e exercícios físicos, são algumas das práticas que garantem mais qualidade de vida, ajudam a prevenir doenças e serão abordadas pelo especialista.

“A prevenção ainda é a melhor forma de cuidar da saúde, em parceria com mais 5 cooperativas nós da Sicredi Progresso PR/SP incentivamos os nossos associados e comunidade em geral a adotarem um estilo de vida mais saudável tomando todos os cuidados necessários para ter uma melhor qualidade de vida”, reforça o presidente da cooperativa Sicredi Progresso PR/SP, Cirio Kunzler.

Sobre Drauzio Varella

Formado pela Universidade de São Paulo (USP), Drauzio é também um dos pioneiros no tratamento da aids e conduziu uma pesquisa sobre a doença na população carcerária, dando origem ao livro Carandiru. O médico também participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, exibidas no programa dominical Fantástico.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube

Viver Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S/A