28/03/2024

A incoerência e injustiça dos apagões de eletricidade no Oeste do Paraná

 

Dilceu Sperafico*

Os apagões no fornecimento de energia elétrica pelas concessionárias do serviço, registrados nos últimas tempos em todo o País, revelam, no mínimo, a precariedade do sistema de distribuição de eletricidade aos consumidores, urbanos e rurais. Os cortes, que muitas vezes se estendem por vários dias, conforme as concessionárias, são causados por temporais, como ventos fortes e chuvas intensas, que derrubam árvores sobre postes e fios e alagam vias e logradouros públicos e imóveis particulares, no campo e nas cidades.

Está certo que a revisão e recuperação das redes de alta e baixa tensão têm custo elevado e demandam tempo para sua execução, mas assim como os consumidores têm prazos determinados para pagar suas contas de consumo, as concessionárias também têm responsabilidades com a manutenção do sistema e fornecimento regular de energia. No Oeste do Paraná, onde os seguidos apagões têm causados grandes prejuízos ao comércio, indústrias, prestadores de serviços e consumidores residenciais nas cidades e enormes perdas nas propriedades rurais, com a morte de suínos, frangos e peixes e desperdício de leite, esses eventos são extremamente contraditórios e injustos.

Isso porque a região é uma das principais produtoras, transformadoras e fornecedoras de alimentos, desde grãos, hortaliças, até proteínas animais e seus derivados, aos consumidores nacionais e exportações. Também sedia a maior geradora de energia renovável do planeta, como é a Usina de Itaipu, cuja construção aconteceu entre os anos de 1975 e 1984, no Rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai, com reservatório de com 1.350 km2, após alagar florestas e áreas agrícolas, especialmente do lado brasileiro.

Com a obra, que abastece maior parte do País, incluindo grandes cidades e centros industriais, como São Paulo, milhares de agricultores perderam terras férteis e legais, onde mantinham matas nativas, lavouras e criações de suínos, aves, peixes e vacas leiteiras, totalizando 1,5 mil km2.

Além disso, o município de Guaíra perdeu uma das principais atrações turísticas e fenômenos naturais do Sul do País, como as Sete Quedas, além de metade da população. Já Santa Helena perdeu um terço de seu território, com áreas agrícolas e pecuárias, vegetação e fauna nativas, produção agropecuária, população, renda e empregos.

Com a construção da maior hidrelétrica do País, os proprietários rurais que tiveram propriedades alagadas receberam indenizações, mas segundo especialistas esses pagamentos equivaleram a apenas 20% do valor efetivo dos imóveis, considerando a produção agropecuária e agroindustrial da região. Já os municípios lindeiros passaram a receber royalties como compensação pela perda de produção agropecuária, com geração de renda, empregos e tributos, mas as quantias repassadas pela hidrelétrica binacional estão distantes de atender as necessidades e aspirações das prefeituras e populações. 

No Oeste do Paraná, produtores rurais que perderam vastas áreas de terras e grande produção agropecuária, também continuam cedendo espaços para torres e redes de distribuição de energia para todo o País, em favor da hidrelétrica e não poderiam estar vendo suínos, frangos e peixes morrendo e leite sendo jogado no lixo em suas propriedades, por falta de energia elétrica e demora da concessionária em consertar e reativar o fornecimento da eletricidade.

*O autor é deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo

E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








CJU oferece cursos gratuitos para a juventude

 

A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, em parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac), está oferecendo 380 vagas em seis cursos diferentes. A oportunidade é destinada gratuitamente a jovens entre 12 e 29 anos. Basta realizar as inscrições em um dos centros da juventude (CJUs). As aulas terão início no mês de abril e serão ministradas nos períodos da manhã, tarde ou noite, conforme a disponibilidade do curso. 

“Para melhor atender os adolescentes e jovens, oferecemos diversos cursos nos três períodos, manhã, tarde e noite. Estando matriculados no CJU, eles podem se inscrever em todas as atividades que quiserem e tiver vaga. Todos os cursos serão certificados pelo Senac”, explica o diretor de Políticas para Infância e Juventude, Wellington Cássio Barbosa da Silveira. 

Além das atividades esportivas, de convivência e formativas que já são ofertadas, os cursos que estão com vagas disponíveis são: Informática, 30 vagas divididas nos períodos da manhã, tarde e noite; Excel, 10 vagas no período da noite; Oratória, 60 vagas divididas nos períodos da manhã, tarde e noite; Teatro, 40 vagas no período noturno; Grafite, 30 vagas, divididas nos períodos da manhã e tarde; e Libras, com 20 vagas para o período noturno. Esse é o número de vagas disponíveis em cada CJU.

Matrícula

Para se matricular no CJU é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. Adolescentes, entre 12 e 18 anos incompletos precisam estar acompanhados do (a) responsável legal, que deve também levar o RG e CPF.

As matrículas podem ser realizadas no Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli (CJU Europa) ou no Centro da Juventude Mariana Luiza von Borstel (CJU Coopagro) nos seguintes horários: manhã, das 8h às 11h45; tarde, 13h30 às 17h; e noite, das 18h às 21h. 

Em breve serão divulgadas as vagas para os cursos musicais.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR






Cultura promove reabertura da Biblioteca do CEU das Artes e anuncia obra na pista de skate

 

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) realizou, na tarde de terça-feira (25), a reabertura oficial da Biblioteca do Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes) e o anúncio da tão sonhada obra de reforma na pista de skate do espaço. A titular da pasta, Rosselane Giordani explicou que desde 2021 o espaço vem recebendo uma série de investimentos tanto na estrutura como de servidores e agora celebra mais avanços.

Segundo a secretária, 2021 uma nova sala de aula foi estruturada no espaço, o telecentro foi reaberto e 12 novos computadores foram instalados para a realização de cursos de informática, além da implantação de diversos cursos. “Hoje temos 15 atividades atendendo mais de 300 alunos no espaço e agora conseguimos também reabrir com estrutura adequada a biblioteca do CEU”, destaca Rosselane. 

Ela relata que em 2023 foi contratada a segunda bibliotecária da pasta para a gestão das bibliotecas e com isso foi possível reorganizar o acervo do espaço, bem como também implantar sistema o sistema de gestão de acervo Pergamum, plataforma desenvolvida pela Biblioteca Pública do Paraná que fará a gestão do acervo (com possibilidade para empréstimo), que ganhou 54 novos volumes. “O diferencial da nossa biblioteca é o acervo composto por materiais que representam a arte em suas mais diversas formas de expressão, tais como música, arquitetura, artes cênicas e artes plásticas, além de acervo na área da literatura e gibis. Temos catálogos de exposições de artistas plásticos, catálogos de arquitetura e biografias", comentou o coordenador do CEU das Artes, Otniel da Silva Pereira. 

Estas aquisições estão num pacote que contemplou a inclusão de 218 unidades de 109 títulos comprados para as quatro bibliotecas gerenciadas pela SMC (Centro Cultural Oscar Silva, Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, Estação da Leitura e CEU das Artes), um investimento total de R$ 32.863,60. 

Rosselane destaca ainda que além da reabertura oficial da biblioteca do CEU das Artes, a data também marca outra conquista do espaço. “Estamos anunciando que um projeto iniciado em 2021 agora se torna realidade. A obra de cobertura da pista de skate será executada. O processo licitatório foi finalizado e a previsão de início da obra será para o fim do mês de abril. Mais uma conquista para este espaço e para a comunidade”, destaca a secretária, que informou que o valor proposto no certame pela Lego Construtora Ltda. foi de R$ 364.562,12, valor que será investido na obra de cobertura da pista.

Para marcar este momento, alunos do 5º ano da Escola Ivo Welter puderam acompanhar a contação da história inspirada no livro “Bonita”, de Harold Canizales, interpretada por Loreci Lucia Herkert Beal e Cleonisse Feliciano da Silva Pizzatto, servidoras da SMC. Após a contação de história, as crianças receberam um papel com a lista de documentos necessários para confeccionar a carteirinha que permitirá o empréstimo de livros. São eles: comprovante de residência atual (ou foto deste via celular); fornecimento de e-mail e número de telefone para contato (e mais dois de referência); apresentação de RG e CPF.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, participou do ato e, falando diretamente para as crianças, falou sobre os serviços oferecidos pelo CEU das Artes. “Os livros nos fazem viajar, conhecer novos lugares, abrir nossa mente para coisas novas. Por isso, investimos neste espaço no qual vocês e suas famílias são sempre bem-vindos. Temos aqui também o telecentro, os cursos, a sala de cinema, a pista de skate, a quadra poliesportiva, várias opções recreativas e culturais. É importante que os moradores do Santa Clara IV frequentem este espaço, beneficiem-se de tudo aquilo que ele oferece, que tomem posse deste lugar que é feito para vocês”, salienta.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Vivaz Cataratas terá desconto especial aos participantes da Meia Maratona das Cataratas

 

Vem aí, a Meia Maratona das Cataratas, umas das provas mais esperadas pelos atletas de todo o país, já que acontece num dos cenários mais belos do mundo: o Parque Nacional do Iguaçu.

Este ano, o evento vai acontecer no dia 05 de maio e o Vivaz Cataratas preparou uma promoção especial para os atletas que vão competir, ofertando descontos especiais a quem participar da prova e café da manhã antecipado.

O Vivaz Cataratas Resort, em Foz do Iguaçu, é um dos melhores resorts do Brasil. E não só por toda a infra-estrutura de hotelaria e lazer, mas também pela excelente gastronomia.

No Vivaz, o hóspede desfruta de uma hotelaria de primeira qualidade, com profissionais qualificados para atender com maestria, e estrutura física excelente, com piscina adulto e infantil, sala de jogos, trilha ecológica que leva a uma cachoeira, ampla área verde para relaxar, parquinho infantil, academia, mini golfe, gastronomia sofisticada, spa, música ao vivo nos fins de tarde na área da piscina, equipe de recreação, estacionamento com segurança e muito mais. Além disso, os quartos e suítes são amplos e confortáveis equipados com tv, ar condicionado, frigobar, secador de cabelos... tudo que o hóspede precisa para se sentir em casa!

Serviço

Vivaz Cataratas

Rodovia das Cataratas, Nº 6798, KM 6,5 –

Fones: 0800-45-1221

 +55 (45) 3529-8200

 +55 (45) 3301-1460

 +55 (45) 9 9836-0304

www.vivazcataratas.com.br




35° Encontro dos Pioneiros valoriza protagonistas da História de Toledo

 

O protagonismo dos pioneiros no desenvolvimento de Toledo foi colocado em evidência no 35º Encontro dos Pioneiros. A confraternização, realizada na quarta-feira no Green Hall Eventos, contou com a presença de aproximadamente 600 pessoas que chegaram ao município até 1954.

Realizado pela Secretaria da Cultura, o evento faz alusão ao Dia do Pioneiro, celebrado em 27 de março, data em que, no ano de 1946, chegaram, após 38 dias de viagem em estradas de chão, os primeiros moradores do município. Na ocasião, um grupo de 14 trabalhadores vindos de São Marcos, distrito de Caxias do Sul, iniciaram as ações de colonização e povoamento lideradas pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná (Maripá) na Fazenda Britânia, conhecida, há 78 anos, como “A Terra da Promissão”, área hoje ocupada por Toledo e municípios vizinhos.

O ponto central da festa foi o almoço, mas, antes de a refeição ser servida, as autoridades que compuseram a frente de honra homenagearam os presentes em suas falas. Entre elas, o prefeito Beto Lunitti; o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; a secretária da Cultura, Rosselane Giordani; e Delvo Baldin, que falou em nome dos pioneiros.

Em sua fala aos pioneiros, o prefeito reforçou o seu compromisso de valorizar o passado ao mesmo tempo em que investe no futuro do município. “Queremos deixar para vocês e seus descendentes legados tão relevantes como aqueles que foram produzidos por vocês. A energia daqueles que chegaram há 78 anos nos acompanha e, sempre que possível, queremos fazer este resgate para homenagear estas pessoas que fizeram Toledo ser o que ela é hoje”, destaca Beto.

A amplitude das políticas públicas executadas pelo governo municipal também foi mencionada pelo vice-prefeito. “Nunca poderemos nos esquecer de agradecer aos pioneiros, que dedicaram sua vida por Toledo. Graças ao trabalho deles e daqueles que os sucederam somos referências em desenvolvimento para o Paraná e para o Brasil. Tenham certeza que o Beto e eu trabalhamos de forma incansável, sem apontar dedos para adversários, focados exclusivamente naquilo que promove bem-estar  para a nossa gente”, comenta Ademar.

O presidente da Câmara saudou os presentes e destacou a importância deles para a História de Toledo. “Nosso desenvolvimento passa pela coragem dos nossos pioneiros, pessoas que são diretamente responsáveis pela nossa pujança. Se temos aqui um dos melhores lugares para viver em nosso país, isso certamente passa por políticas públicas diversas, como as voltadas para a terceira idade, das quais muitas pessoas aqui se beneficiam”, pontua Dudu.

Em seu último evento à frente da Secretaria da Cultura, Rosselane emocionou-se várias vezes em seu discurso. “Encerrar minha trajetória à frente desta pasta no Encontro dos Pioneiros é bastante significativo. Minha família chegou aqui em 1946 e tenho muito orgulho disso, de ter minhas raízes em Toledo. Estar à frente deste evento é uma forma de honrar meus avós e todos que chegaram aqui na mesma época. Desde então, nosso município se desenvolveu muito e tem condições para crescer muito mais”, analisa.

A fala de Delvo ficou por último, pois coube a ele conduzir a bênção sobre a refeição que foi servida após os pronunciamentos. “Participei de 33 dos 35 encontros e, com o passar do tempo, muitos rostos deixei de ver nestes eventos. Neste momento, eu quero honrar a memória deles e pedir que Deus continue abençoando nossos pioneiros e nosso município”, salienta o pioneiro. 

Após o almoço, houve a apresentação do cantor Renato Lima. Acompanhado do sanfoneiro Igor, cantou vários sucessos da música sertaneja e gauchesca.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR







Centésima edição do Momento Coamo destaca a história e política de comunicação da cooperativa

Momento Coamo: Programa 100


Na última terça-feira (19/03), foi ao ar a edição de número 100 do Momento Coamo, programa que é veiculado semanalmente no canal da cooperativa no YouTube. Toda terça-feira, diferentes convidados participam das entrevistas onde apresentam novidades, atualizações e temas inerentes às atividades desenvolvidas pela Coamo que geram impacto ao quadro social, funcionários e comunidades.
 
Edição especial - Para comemora a marca de 100 programas veiculados, foi preparada uma edição especial com a participação do Diretor Administrativo e Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, e dos jornalistas Wilson Bibiano de Lima e Ana Paula Pelissari Bento Smith, com a apresentação de Ilivaldo Duarte, da Assessoria de Comunicação da Coamo, que falaram sobre a política de comunicação da cooperativa, bem como sobre a história do programa e de outros canais oficiais de informação.
 
Reestruturação - Antonio Sérgio explica que o atingimento da marca de 100 programas é reflexo da reestruturação organizacional que a Coamo realizou há quatro anos, quando foi implantada a política de governança corporativa. “Hoje, a Coamo conta com uma infraestrutura de comunicação que é referência, com profissionais capacitados e equipamentos adequados para levar ao cooperado, dentro da missão da cooperativa, a informação correta e relevante para que ele saiba, dentro da sua rotina, o que se passa dentro da Coamo nos aspectos administrativos, técnicos e organizacionais”.
 
Projeto iniciado - “O Momento Coamo é um projeto iniciado há cerca de dois anos e meio e que hoje, regularmente, tornou-se um importante canal de comunicação com os cooperados, funcionários, parceiros e clientes da Coamo, bem como do público presente nas comunidades onde a cooperativa atua” complementa o Assessor de Comunicação da Coamo, Ilivaldo Duarte.
 
História - A comunicação na Coamo inicia estrategicamente em 1974 com a primeira veiculação do Informativo Coamo, que posteriormente passou a ser veiculado como Jornal Coamo e em 2015 assumiu a roupagem da Revista Coamo. Isso significa que a comunicação impressa da cooperativa completa 50 anos de história nesse ano.
 
Início - Já no rádio, o trabalho de comunicação iniciou em 1978 e hoje está presente em 36 emissoras de rádio no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além de alcançar outras milhares de pessoas pelas principais plataformas digitais de áudio. Atuante também nas redes sociais, a Coamo hoje está presente no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube, que somados acumulam um público de mais de 243 mil pessoas atualmente.
 
Link - Link de acesso ao Momento Coamo #100: https://youtu.be/Kam6SlEI0X4?si=dPvxDKNIIB0HzLLK. (Assessoria de Imprensa Coamo)
 
Viver Toledo - Ano 15
Por quem faz jornalismo há 45 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




27/03/2024

Zé Neto & Cristiano estarão no palco do Toledo Rodeo Bulls dia 12 de abril

Está chegando o Toledo Rodeo Bulls, evento que vai sacudir Toledo e região de 11 a 14 de abril.

E uma das duplas de maior sucesso do pais, Zé Neto & Cristiano, está confirmada para se apresentar na sexta-feira, dia 12, no super palco do Centro de Eventos Ismael Sperafico. Além de Zé Neto & Jorge e Matheus (dia 11) e Gustavo Mioto e Alok (dia 13) também vão se apresentar.

Considerada uma das duplas sertanejas de maior sucesso comercial durante a maior parte do seu período de atividade, a dupla Zé Neto & Cristiano já recebeu indicações a vários prêmios, incluindo o Troféu Imprensa e o Grammy Latino, também se tornando uma das duplas sertanejas de maior sucesso comercial do Brasil, tendo parte de seu repertório entre as músicas mais executadas nas rádios brasileiras, além de um dos maiores cachês da música na atualidade. 

Além dos shows, o Toledo Rodeo Bulls terá rodeio, parque de diversões, exposição, praça de alimentação e o Camarote Bacana, com atrações após os shows.

Garanta sua presença no evento acessando o link: https://zez.am/toledorodeobulls . Também está disponível a opção de ingresso solidário, que permite a entrada mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, demonstrando o compromisso da organização com o apoio à comunidade local, que serão destinados ao Hospital Bom Jesus.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





Prefeitura anuncia multa de R$ 5,06 por m² para imóveis com mato alto e lixo

 

Integrantes da Associação dos Loteadores de Toledo (ALOT) participaram, na terça-feira (26), de um encontro na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito. A pauta era a recomendação administrativa do Ministério Público do Paraná (MPPR) solicitando ao município mais rigor em relação às vistorias em imóveis com mato alto durante a vigência da situação de emergência por conta da dengue. A multa a ser aplicada corresponde a 0,05% da Unidade de Referência de Toledo (URT) por m², o que corresponde a R$ 5,06.  

Participaram representantes das Secretarias do Meio Ambiente, Fazenda e Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, Chefia de Gabinete, Assessoria Jurídica e Procuradoria Geral. De início, o prefeito Beto Lunitti agradeceu aos representantes do setor de empreendedorismo imobiliário por terem atendido ao convite da administração municipal para o encontro. “A gente precisa compartilhar as dificuldades que estamos enfrentando com a dengue. É um grande problema, já temos seis óbitos confirmados, além dos que estão em investigação. Neste momento, necessitamos contar também com o apoio da sociedade”, disse.

Diante da situação do agravamento da epidemia, Lunitti explicou que o município foi notificado pela Promotoria Pública. “É uma recomendação para que a gente exerça aquilo que está previsto na Lei Nº 2.369/2021. Conforme o que está gravado na legislação, temos que, por conta da situação de emergência declarada pelo estado e pelo município, pular a etapa da notificação para que seja feita a limpeza dos terrenos e emitir a multa no momento da fiscalização e nos deu prazo para começar a atuar dessa forma”, comentou, reforçando que apesar do encontro acontecer com a Associação dos Loteadores, a medida atingirá todos os proprietários de terrenos.

Conforme dados da Ouvidoria Geral do município, até a manhã desta terça-feira (26), existiam mais de 600 protocolos denunciando mato alto em terrenos. O Código de Posturas do município diz que os proprietários ou responsáveis por imóveis devem mantê-los limpos, independentemente de notificação prévia, e o mau estado de conservação e limpeza se caracteriza quando o terreno se encontra com água estagnada e vasilhames que funcionem como possíveis vetores para transmissores de doenças, com mato a partir de 80 centímetros altura ou acumulem resíduos de forma geral.

O secretário do Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto, explicou que o município adota o sistema de notificação preliminar, porém devido aos decretos de emergência municipal e estadual não é possível manter a fiscalização nesse formato. “O artigo 233, no inciso II, diz que a advertência sob a forma de notificação preliminar não se aplica em alguns casos e um deles é quando existe risco iminente à saúde pública”. 

Durante o encontro os loteadores puderam expor também as dificuldades, como imóveis já comercializados e em fase de registro pelos novos proprietários, mão de obra especializada para realizar a limpeza dos terrenos, entre outros fatores. O prefeito toledano disse entender, pois a Prefeitura também possui terrenos a serem limpos e já organiza uma força tarefa para finalizar aproximadamente 70 espaços públicos. “A partir de 30 de abril a gente começa a utilizar a legislação de autuação direta, pois precisamos atender a recomendação do Ministério Público”, concluiu. 

Confira a íntegra do documento:

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº. 02/2024 

CONSIDERANDO que incumbe ao Ministério Público a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127, caput, da Constituição Federal); 

CONSIDERANDO que é função institucional do Ministério Público zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia (artigo 129, inciso II, da CF; e artigo 5º, inciso V, alíneas “a” e “b”, da Lei Complementar nº 75/1993); 

CONSIDERANDO a disposição do artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei Federal nº 8.625/1993, que faculta ao Ministério Público expedir recomendação administrativa aos órgãos da Administração Pública federal, estadual e municipal, requisitando ao destinatário adequada e imediata divulgação; 

CONSIDERANDO que a saúde, direito indisponível de cunho social, é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem ao acesso universal e igualitário aos serviços e ações para sua promoção, proteção e recuperação (artigo 6º c/c 196, ambos da Constituição Federal); 

CONSIDERANDO que o Município de Toledo declarou situação de emergência contra a Dengue, conforme Decreto Municipal nº. 1.073/20241 ; CONSIDERANDO a grande preocupação com o aumento exponencial de casos de dengue em todo o território nacional, havendo 2.010.896 casos prováveis, 1.042 óbitos em investigação, destes 682 confirmados; 

CONSIDERANDO que somente no Paraná há 189.178 casos prováveis, 96 óbitos em investigação, com 69 confirmados; 

CONSIDERANDO que em comparação entre os anos de 2023 e 2024, fica nítido

que a situação está fora de controle;

CONSIDERANDO que, historicamente, os próximos meses são os que se registram os maiores volumes de casos de dengue. Dado que sugere que, se medidas mais efetivas para o combate ao Aedes Aegypti não forem adotadas, a situação tenderá a se tornar ainda mais grave; 

CONSIDERANDO que o Governo do Estado publicou o Decreto nº. 5.183/2024, declarando “situação de Emergência em Saúde Pública no Paraná para combate e controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outros agravos”; 

CONSIDERANDO a Lei Municipal de nº. 2.369 de 23 de dezembro de 2021, dispõe sobre o Código de Posturas do Município de Toledo, sendo na Seção II “Da Higiene das Habitações”; 

CONSIDERANDO a Lei Municipal nº. 1.788, de 7 de junho de 1996, que dispõe sobre a política de proteção ambiental do Município de Toledo, o MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Toledo/PR, com atribuição perante a Saúde Pública, por seu Promotor de Justiça adiante assinado, com fulcro no artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei nº 8.625/1993; artigo 129 e seguintes da Constituição Federal de 1988 e artigo 107 do Ato Conjunto nº 001/2019- PGJ/CGMP, expede a presente RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA ao Excelentíssimo Senhor Junior Henrique Pinto, Secretário do Meio Ambiente do Município de Toledo, para que durante o período em que perdurar a situação de emergência contra a Dengue no Município de Toledo, que sejam intensificadas as vistorias nas habitações e lotes no Município de Toledo, a fim de apurar situações de mau estado de conservação e de limpeza dos imóveis, nos termos da referida Lei Municipal, de nº. 2.369 de 23 de dezembro de 2021 e, em caso de irregularidades, proceda a aplicação da penalidade prevista no artigo 23 da referida lei, com a agravante presente no §1º, inciso I. 

Ainda, considerando o risco iminente à saúde pública, diante da situação de emergência de Dengue, que sejam Lavrados os Autos de Infração, independente de Notificação Preliminar, nos termos do inciso II do artigo 233 da Lei Municipal de nº. 2.369 de 23 de dezembro de 2021. 

Além disso, que seja dada ampla divulgação sobre a intensificação das vistorias e da Lavratura direta dos Autos de Infração, independente de Notificação Preliminar, em todos os meios de divulgação do Município de Toledo, a fim que se alcance ao máximo o efeito educativo da medida. 

Por fim, o Ministério Público requisita que, no prazo de 5 (cinco) dias, a contar do recebimento, o destinatário se manifeste sobre o acatamento da presente Recomendação Administrativa, informando-se as eventuais providências que foram e/ou serão adotadas em seu cumprimento por meio do endereço eletrônico desta unidade ministerial (toledo.2prom@mppr.mp.br). 

Dê-se ciência da presente Recomendação Administrativa ao Conselho Municipal de Saúde de Toledo. 

Toledo/PR, 22 de março de 2024. 

José Roberto Moreira 

Promotor de Justiça

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR