31/05/2019

Esportes e Lazer: mais de 100 mil atendimentos em quatro meses

Atletas da equipe de futsal feminino da SMEL (foto: Fábio Ulsenheimer)
Em Audiência Pública da avaliação das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2019 na Câmara de Vereadores de Toledo, atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal, na quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) apresentou suas estatísticas e os bons resultados realizados desde o dia 2 de janeiro até 30 de abril de 2019.

Além do Secretário, a SMEL conta com quatro coordenadores esportivos (CC3); 39 técnicos desportivos; dois serviços gerais; dois motoristas; 23 atletas do Programa Atleta na Universidade; oito estagiários; 19 funcionários serviços gerais terceirizados.
Em quatro meses foram realizados 96.995 atendimentos. Com 3.798 alunos inscritos nas escolinhas que oferecem prática de modalidades esportivas de forma gratuita.
O Secretário da SMEL, André Alcará, reforça que é necessário prestar contas. “Essa prestação de contas não é só para o legislativo mas para a população toda do município, das ações da Secretaria de Esportes, o que vem acontecendo no esporte de Toledo e onde estão sendo investidos os recursos da secretaria, com número de atendimentos, as obras, as melhorias que foram feitas nas praças esportivas. É mostrar  o que está sendo feito”, define.
Investimentos na Infraestrutura
A administração também investiu na infraestrutura das praças públicas. Foram investidos na nova iluminação em led no Campo da Associação Ouro e Prata, manutenção nas estruturas em geral, como pintura, manutenção de piso, parte hidráulica em diversas praças públicas. A finalização e entrega de duas arenas esportivas, faltando apenas uma, que será entregue na Vila Pioneiro.
Em processo de licitação estão a iluminação das quadras de vôlei de praia, do ginásio Luciano Longen e a reforma e adequação das canchas de bocha do Centro de Esportes Lauri Simon.
SMEL conta com diversos Espaços Esportivos
Os atendimentos das escolinhas são realizados em oito Ginásios de Esportes: Alcides Pan, Aldanir Rossoni, Adenir Massola, Dez de Maio, Novo Sarandí, Hugo Zeni, Jaime Zeni e Luciano Longen. São quatro Centros Esportivos, o Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, C.E. Euzébio Garcia,C.G. Vila Industrial e C.E. Lauri Simon.
A SMEL ainda conta com 14campos de futebol; seis campos de grama sintético; oito campos de grama; um centro de artes marciais; duas piscinas públicas; uma pista de bicicross; uma pista de skate; uma pista de arrancadas; duas quadras de vôlei de areia; um estádio municipal e três arenas multiuso, recém entregues a comunidade.
Atletas na Universidade
O projeto mantido pela SMEL atende atualmente 23 atletas beneficiados com R$ 400,00 ao mês. O passe atleta também é distribuído e utilizado por 200 atletas.
Qualidade de vida
Além das diversas modalidades esportivas oferecidas, a SMEL também é responsável pelo Setor do Idoso. Atualmente são 36 grupos atendidos, sendo 17 grupos da cidade e 19 do interior. Estes grupos recebem o Per Capita, que são valores convertidos em transporte e gêneros alimentícios, definidos em R$ 234.189,43.
O programa Vida Ativa na Melhor Idade atende 38 grupos, sendo 19 grupos da cidade e 19 grupos do interior. Eles praticam atividades recreativas em grupos e esportivas. Além disso, o atendimento também segue na APA e Lar Irmãos Dentzer.
Recreação e Lazer
O setor de Recreação e Lazer são atendimentos realizados em oito escolas municipais com o projeto Brinca Toledo. Nesses quatro meses iniciais o projeto participou de atendimento em várias festas gastronômicas e outros eventos da prefeitura.
 Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Coamo, Acit, Sifra Imobiliária, Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort


De Toledo para o horário nobre da Globo, 80 quilos mais magro

 Ator toledano vive o mordomo de Maria da Paz em A Dona do Pedaço
A participação na novela “A Dona do Pedaço”, atração do horário nobre da Globo, tem dado notoriedade ao ator toledano Duio Botta. São inúmeras as publicações sobre ele nos principais meios de comunicação, com ênfase tambem para o processo de redefinição corporal que viveu nos últimos anos.
Um dos destaques alcançados por Duio Botta foi no portal de Patrícia Kogut, hospedado no site do jornal O Globo, que é campeão de audiência. Patrícia Kogut está entre as 250 mulheres mais influentes do mundo nas redes sociais, segundo ranking do site "RichTopia", dos Estados Unidos.
Kogut publicou o conteúdo com o título “Mordomo de Juliana Paes em 'A dona do pedaço', Duio Botta perdeu 80kg depois de problemas com figurino em programa de TV”. Confira:
O ator Duio Botta faz sua estreia em novelas da Globo como o mordomo Jardel de “A Dona do Pedaço”. Ele conta que uma de suas inspirações é o personagem Crô, vivido por Marcelo Serrado em "Fina estampa":
- Por ser um mordomo gay e ter uma amizade muito forte com Maria da Paz (Juliana Paes), procurei como base o Crô e outras pessoas que observo. Tento pegar alguns trejeitos e maneiras de falar. Ele também tem um bordão, 'Sou eu, Jardel'. É um personagem bem leve e divertido, estou amando.
Sobre a relação do mordomo com Maria da Paz, o ator explica que a empresária "é a diva dele":
- O Jardel é apaixonado pela Maria. Eles têm um companheirismo e uma amizade muito bonitos. Como amigo, ele torce pela felicidade dela e faz o que está a seu alcance para ajudá-la. Trabalhar com a Juliana tem sido incrível. Ela é generosa e me deixa à vontade em cena.
Duio também é dublador e fez as vozes de personagens de novelas mexicanas exibidas no SBT, como o Elias de "A que não podia amar"; o Carlos de "Um caminho para o destino"; e o Diego Armando de "Que pobres tão ricos":
- Como dublador, eu trabalhei só em uma novela cômica e adorei fazer. As outras foram histórias dramáticas, e admito que é mais fácil. Agora indo para a TV, tive que me desconstruir, porque, como dublador, a gente trabalha muito a voz e a boca. Nas telas, é bem diferente. Espero que o público goste e conheça mais esse meu lado ator.
Duio, que já chegou a pesar 160 quilos, diz que não se incomodava com o corpo até não conseguir figurino para participar de um programa de TV. O ator, então, adotou uma rotina saudável e perdeu 80 quilos:
- Eu me sentia bem daquela maneira e não me enxergava como uma pessoa obesa. Até que enfrentei dificuldades para encontrar figurino. Mas acredito que o ponto alto foi quando ouvi de uma produtora: 'Você tem que trazer roupa'. E só eu levava, porque nada cabia em mim. Era constrangedor. Hoje me sinto bem melhor e saudável. Faço pilates e mantenho meu peso. É importante que as pessoas façam uma avaliação do próprio corpo, não só pela estética, mas pela saúde.
Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Noite Italiana do Hotel Bella Italia



Uniprime Pioneira PR: ação para combater poluição sonora

“O que os olhos não veem, os ouvidos podem sentir”. Foi com esse apelo que milhares de pessoas foram sensibilizadas sobre os males que o excesso de sons pode acarretar a saúde. Elas foram abordadas durante a mobilização que os colaboradores das nove agências da Uniprime Pioneira do Paraná realizaram.
Por mais um ano, a cooperativa colocou em prática, junto à comunidade, ações que visam a orientação sobre a poluição sonora utilizando canais de comunicação como rádios, jornais e busdoor, entrega de folders com informações relevantes sobre o assunto, e palestras com profissionais que se sensibilizaram com a causa e contribuíram com o seu conhecimento no projeto.
Na prática, com a comunidade
Foi assim que colaboradores de uma indústria em Santa Helena foram abordados. Eles receberam informações de uma fonoaudióloga no dia que estavam organizados para fazer o exame periódico. Ela aproveitou o conteúdo exposto no folder elaborado pela Uniprime para reforçar suas orientações. “Foi uma ação de grande impacto na rotina dessa empresa. Para nós, foi muito satisfatório poder ter colaborado, de alguma forma, com o bem-estar e a saúde dessas pessoas”, contou o gerente da agência de Santa Helena Emerson Bortoleti.
Já em Guaíra, o foco foram os adolescentes de um colégio. Cerca de 200 alunos e seus professores interagiram com uma fonoaudióloga e de forma dinâmica foram sensibilizados sobre a importância de cuidar da audição, especialmente sobre o uso em excesso de fones de ouvido. “Foi um momento de grande aprendizado e na forma que eles mais gostam: perguntando, contando fatos, debatendo. Os jovens tiraram suas dúvidas e levaram para casa o nosso folder que foi entregue aos pais. Saímos de lá com a sensação de dever cumprido”, relatou a gerente da agência, Eliana Andreghetti da Costa.
Importância aos ouvidos
A iniciativa da Uniprime Pioneira do Paraná tem por objetivo mostrar à população que a poluição sonora é um dos maiores problemas do mundo moderno e a terceira principal fonte de poluição do planeta. “O nosso convite é para que atentemos mais para a nossa saúde auditiva, tão importante para a qualidade de vida”, endossa a assessora da Uniprime Marcia Regina Lunkes Silva, responsável pela campanha.
Estudos mostram que cerca de 10% da população mundial têm algum tipo de perda auditiva e que 30% a 35% dessas perdas são consequências da exposição a ruídos. A exposição intensa e contínua a sons com alta intensidade pode colaborar com a perda precoce da qualidade auditiva. Além disso, a poluição sonora pode causar problemas à saúde como dor de cabeça, insônia, agitação, dificuldade de concentração, estresse, depressão, perda de memória, cansaço, zumbido, entre outros.
Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Coamo, Acit, Sifra Imobiliária, Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Noite Italiana do Hotel Bella Italia



30/05/2019

Madero confirma investimentos de R$ 600 milhões no Paraná

Os recursos serão aplicados na ampliação das operações da empresa
Governador Ratinho Junior e apresentador Luciano Huck, sócio do empreendimento (Rodrigo Félix Leal/ANPr)
O Grupo Madero confirmou nesta quarta-feira (29), em cerimônia no Palácio Iguaçu, investimentos de R$ 600 milhões na ampliação das operações da empresa em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. O anúncio foi feito pelo presidente do Grupo, Júnior Durski, ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do apresentador Luciano Huck, sócio do empreendimento.
Esses recursos integram um ciclo de investimentos do Madero no Estado com apoio do programa estadual de incentivos. Segundo o governador Ratinho Junior, os empresários têm apostado no Estado pelo ambiente de segurança jurídica e institucional, além da possibilidade de comércio com outros estados e países por conta dos novos investimentos em infraestrutura.
“Esse ambiente passou a atrair os grandes investidores do Brasil. Chegamos em abril com R$ 12,5 bilhões de investimentos privados já anunciados. Isso é geração de emprego na veia”, apontou o governador. Ratinho Junior destacou ainda que o Madero é um símbolo da competitividade do Paraná em qualquer segmento, mas principalmente no alimentício, em função do Estado ser um dos grandes celeiros do mundo.
O empresário Júnior Durski disse que recebeu propostas de outros estados como Minas Gerais e Distrito Federal por conta dos planos de expansão da marca para o Nordeste, mas optou por aumentar os investimentos feitos no Paraná em função da eficiência dos órgãos governamentais.
Eficiente
“O programa do Paraná é eficiente. Realmente incentiva as empresas. O Estado é um excelente lugar para as empresas, é sério, é competente. E dentro do Paraná ainda temos Ponta Grossa, que geograficamente faz todo sentido por conta das estradas saindo para todo o País”, ressaltou.
O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, disse que os investimentos significam uma cadeia mais robusta que envolve a agropecuária, os fornecedores, os produtos e toda a estrutura de design e marca para os atuais 150 restaurantes espalhados pelo Brasil.
“Qualquer cidade do mundo teria a honra de receber esses investimentos, porque não é somente a própria indústria que gera empregos diretos e indiretos, mas a construção, com toda a mão de obra necessária”, afirmou. “A Paraná Desenvolvimento foca na geração de emprego de toda essa cadeia. O Estado ganha quando uma grande empresa se estabelece e gera oportunidades”.
Nova fase
Segundo o Grupo Madero, o novo ciclo de investimentos vai quintuplicar o faturamento da empresa nos próximos dez anos. Os recursos anunciados nesta quarta-feira envolvem a conclusão da quarta fase de instalação da cozinha central, que começou a funcionar em 2016, com potencial de empregar mais de 500 funcionários simultaneamente.
A planta instalada em um terreno na zona industrial de Ponta Grossa engloba setor de hambúrgueres e empanados; panificação; molhos, sobremesas; embutidos e defumados; armazém de secos; e câmaras frias.
A cozinha central produz hoje quase 100% de tudo que é servido em todos os restaurantes do grupo: Madero, Jeronimo, A Sanduicheria do Junior Durski e Dundee Burger.
Com quase 3,5 mil metros quadrados, a fase 3, inaugurada nesta semana, aumenta a capacidade de produção de embutidos como o choripán, a linguicinha artesanal e o bacon, além da preparação das carnes que são servidas nos restaurantes. As fases 1 e 2 somam 11 mil metros quadrados de área construída e a fase 4, com previsão de inauguração para 2020, terá 35 mil metros quadrados.
“Até agora investimos R$ 210 milhões e temos 400 funcionários. No próximo ano, com a conclusão da cozinha central, a nossa capacidade instalada vai atender toda a demanda dos próximos cinco anos. Em junho de 2025 seremos um time de 20 mil pessoas. Em 2029, 35 mil pessoas trabalharão conosco”, afirmou Júnior Durski.
Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Coamo, Acit, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Sifra Imobiliária, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Noite Italiana do Hotel Bella Italia




Casamento Coletivo: última cerimônia acontece no próximo sábado

A edição 2019 do Casamento Coletivo vai estabilizar a união de 85 casais (foto: Rodrigo Hansen)
 A última etapa do Casamento Coletivo 2019 acontece no próximo sábado (1º), às 09h no Centro de Revitalização da Terceira Idade (CERTI) do Jardim Coopagro. Nesse terceiro dia de evento, será realizada a união estável com 27 casais, encerrando o Casamento Coletivo com 85 uniões ao longo desta edição. Familiares, amigos e comunidade estão convidados para participar deste momento único. 
O evento é promovido pela Prefeitura de Toledo por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, envolvendo também a Cozinha Social, e a Secretaria de Comunicação, com apoio da Secretaria de Assistência Social, Cozinha Social, Secretaria de Cultura, Cejusc, Fag e Cartório de Registro Civil. A organização do local, decoração e preparativos serão realizados nesta sexta-feira (31).
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Coamo, Acit, Sifra Imobiliária, Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort




Unicentro transforma bebidas apreendidas em álcool para higienização

O que poderia ser um problema para o meio ambiente, se transformou em solução
O descarte de bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal poderia ser um problema ambiental de alto risco, mas foi transformado em solução pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Desde 2008, a Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec) utiliza bebidas como vinho, cerveja, vodka e licor como matéria-prima para a produção de álcool etílico (líquido e em gel), usado para higienização e limpeza.
Nove delegacias da Receita Federal do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso enviam ao campus de Guarapuava da Unicentro cerca de 90 toneladas por ano de produtos apreendidos nas operações de fiscalização, que viram até seis toneladas de álcool em gel e cinco toneladas de álcool de limpeza. Sem isso, as bebidas iriam para aterros sanitários, o que pode causar um grande problema ambiental pelo risco de contaminar lençóis freáticos.
Todo o material produzido pela Novatec é utilizado no setor de saúde da própria universidade ou doado para órgãos públicos, como unidades de saúde, escolas municipais e estaduais, delegacias e batalhões de polícia, Corpo de Bombeiros, Detran e para a Defesa Civil, que distribui o álcool em gel para a população atingida por eventos como inundações.
A Novatec também produzia etanol com os produtos, que era usado nos carros da Unicentro, mas como a demanda pelo álcool etílico é muito grande, deixou de fabricar o combustível. “O volume de pedidos que recebemos hoje é maior que a capacidade de produção, já que dependemos das bebidas enviadas pelas delegacias da Receita”, conta o diretor de Projeto da Novatec, Maico Cunha.
Produção
Professores e estudantes dos cursos de Química, Administração e Farmácia estão envolvidos no processo de reaproveitamento. As bebidas destiladas e fermentadas recebidas da Receita são separadas em tambores de mil litros e então armazenadas em tanques aéreos.
É então iniciada a destilação, em um processo parecido com os alambiques. Na primeira etapa, o produto é transformado em álcool com 40% a 50% de pureza. Um novo processo de retificação é feito, para o produto chegar a um grau de 86% de pureza.
O material é levado para o laboratório de análises para chegar ao álcool 70, quando o líquido já pode ser utilizado para limpeza. Para a fabricação do gel, outros produtos químicos são adicionados. O material é envasado na própria universidade, em embalagens a granel, de 5 quilos, ou nos pumps de álcool em gel, para então serem distribuídos às instituições parceiras.
Embalagens
Os resíduos das embalagens das bebidas (vidros, latas e papelão) são encaminhados para a Associação Municipal de Catadores de Guarapuava, que fazem a triagem e encaminham o material para reciclagem.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Acit, Sifra



PAM comemora cinco anos de atuação em Toledo

O encontro reuniu representantes das empresas e membros do Corpo de Bombeiros
Representantes das empresas que fazem parte do Plano de Auxílio Mútuo de Toledo (PAM) se reuniram na terça-feira (28) para comemorar os cinco anos de atuação do projeto. O encontro aconteceu na sede da Primato Cooperativa Agroindustrial e também contou com a participação de membros do Corpo de Bombeiros de Toledo – 2º Sub-Agrupamento (SGB).
O PAM é uma ação voluntária de empresas e indústrias da cidade, e tem a finalidade de disponibilizar recursos materiais e humanos para dar suporte ao Corpo de Bombeiros em situações de emergência. A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi e a Centralpack Embalagens participam ativamente desde sua implantação em Toledo em maio de 2014.
O Comandante do Corpo de Bombeiros, Luís Eduardo Zarpellon, fez uma retrospectiva dos trabalhos. Ele apresentou resultados, conquistas e principalmente os benefícios que o Plano trouxe às empresas e quando o assunto é fortalecimento da cultura de prevenção e principalmente o treinamento de pessoas para agirem em emergências.
A Presidente do PAM na Gestão 2019 e colaboradora da Centralpack Embalagens, Cristiane Theobald, aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do Corpo de Bombeiros. “As atividades realizadas buscam o fortalecimento da cultura da segurança nas empresas e o Corpo de Bombeiros é um ponto focal nisso, pois compartilha conhecimentos por meio de treinamentos, simulados e outras atividades. Comemorar cinco anos é gratificante, isso evidencia um trabalho que vem sendo feito em conjunto, e enquanto presidente sinto orgulho de onde conseguimos chegar”, revela.
Atualmente o PAM conta com a participação de 13 empresas. Mensalmente os Brigadistas dessas empresas participam de treinamentos com o intuito de estarem capacitados para dar suporte ao Corpo de Bombeiros e também atenderem situações nas empresas quando solicitados.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Acit, Sifra