30/09/2019

MEC destina maior parte de verba desbloqueada para universidades

Abraham Weintraub: "Estamos administrando uma situação crítica com qualidade técnica"  (Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil)
Por Agência Brasil - O Ministério da Educação (MEC) destinará 58% dos recursos desbloqueados para recompor o orçamento das universidades e institutos federais, anunciou hoje (30), em Brasília, o ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Os recursos, segundo o MEC, cobrirão despesas de custeio como gastos com água, energia elétrica, aquisição de materiais de consumo e outras prestações de serviço.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participa do 21º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro - FNESP, no World Trade Center São Paulo.
Abraham Weintraub: "Estamos administrando uma situação crítica com qualidade técnica"   (Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil
O anúncio do desbloqueio do orçamento foi feito no último dia 20 pelo Ministério da Economia. A liberação está prevista no decreto 10.028 publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira (27).
Ao todo, o governo desbloqueou R$ 8,3 bilhões do Orçamento deste ano. Entre os ministérios, o que teve maior liberação foi o da Educação, com R$ 1,99 bilhão.
Do total desbloqueado no MEC, as universidades receberão R$ 1,156 bilhão. Com isso, essas instituições, que tiveram, em média, 30% dos recursos discricionários bloqueados no início do ano, seguirão com 15% dessas verbas contingenciadas, segundo Weintraub. 
No início do mês, outros R$ 584 milhões foram disponibilizados às instituições. Com a liberação, seguem bloqueados no MEC R$ 3,8 bilhões.
“Tudo isso vem de recursos suados do pagador de imposto, de famílias que deixam de consumir para pagar”, disse o ministro da Educação. “Estamos administrando uma situação crítica com qualidade técnica”, explicou.
Demais recursos
Os demais recursos descontingenciados serão destinados à educação básica, concessão de bolsas de pós-graduação e realização de exames educacionais, de acordo com o MEC.
Para o Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD), serão destinados R$ 290 milhões, o que, segundo o ministério, o que garante a continuidade do programa em 2020. Esse programa visa a compra e distribuição de livros didáticos para escolas públicas.
Outros R$ 270 milhões serão voltados para o pagamento de bolsas de estudo vigentes concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) receberá R$ 105 milhões para aplicação de exames e formulação de políticas educacionais.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Acit, Prati-Dunaduzzi




Equipe de Corrida do Yara conquista bons resultados em setembro

Setembro foi um mês intenso para a equipe de corrida do Yara Country Clube. O time levou ao clube excelentes resultados em diversas competições.
Na 1ª Corrida Noturna do 19º Batalhão da Polícia Militar de Toledo, o clube foi representado por 19 atletas, dos quais dez conquistaram medalhas: Jefferson Santos (1º cat. 40/44 10km), Luciele Benatti (2º Lugar Geral 10km), Roseli Leandro (2º Lugar cat.50/54 10km), Tânia Maschio (2º Lugar cat.50/54 5km), Vanilde Martins (2º Lugar cat. 45/49 5km), Misael Avanci (3º Lugar cat.50/54 10km), Mônica Locatelli (3º Lugar cat.40/44 10km), Artur Boscarioli (3º Lugar cat.35/39 10km), Nilra Neris (4º Lugar Geral 5km), Dalile Ramos (5º Lugar Geral 10km).
No dia 08, o grupo se dividiu para participar de duas corridas: a 2ª Corrida Azamigaskenianas, em Toledo que teve Luciele Benatti como campeã geral 6km, Gian Lengert 6º colocado no geral 12km, e Mauro Camargo, 10º lugar geral 12km;  a 2ª Corrida Palotina Esportes, em Assis Chateaubriand, teve os seguintes resultados para o clube: Nilra Neris (Campeã Geral 5km), Mônica Locatelli (1º Lugar 5km cat. 40/49 anos), Jefferson Santos (1º Lugar 10km cat. 40/44 anos), Artur Boscarioli (1º Lugar 10km cat. 35/39 anos), Gilliard Ivan Garcia da Silva (3º Lugar 5km cat. 25/29 anos).
No dia 15 aconteceu a 1ª Corrida Estradão, em São José das Palmeiras, com 08 atletas participantes e os seguintes resultados: Luciele e Jefferson (Campeões Geral 19km Revezamento Misto), Dalile (1º Lugar 19km Categoria 30/34 anos), Gian (1º Lugar 19km Categoria 18/24 anos) e Aguinaldo (3º Lugar 19km Categoria 30/34 anos).
E para fechar esta sequência de esforços, no dia 22, 24 atletas participara da 2ª Corrida Unopar 6km Toledo. Luciele Benatti foi vice-campeã geral, enquanto Nilra Neris ficou com o 3º lugar.
Vôlei
Está em andamento no clube o 1° Torneio Palotina Esportes Interno de Vôlei Misto entre Amigos. Participam do torneio 60 atletas divididos em 7 equipes.
Os jogos são sempre aos sábados, com início às 14h, e acontecem até dia 24 de novembro, quando será disputada a final.
O objetivo do torneio é recreativo e também tem ação social, já que os a atletas vão colaborar com o Projeto Redenção Futebol Clube, que atende aproximadamente 40 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos. Serão doados materiais esportivos e alimentação.
Tênis
A 3ª Etapa do Ranking de Tênis do Yara Country Clube, organizada pelo professor Adelson Eloir Weyh, foi encerrada com sucesso. O torneio foi disputado em 06 categorias, sendo: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Classes, Estreante Misto e Escolinha e contou com a participação de 54 atletas.
Os próximos eventos a serem realizados na modalidade são: 4ª Copa Weyh, de 07 a 11 de outubro, Etapa Master 2019, de 04 a 09 de Novembro; 1º Palotina Esportes Open de Duplas, de 20 a 24 de Novembro.
Campeões da 3ª Etapa do Ranking
1ª Classe Masc.
Campeão: Guilherme Dhionei
Vice – Campeão: Adelson Weyh
2ª Classe Masc.
Campeão: Joberson Silva
Vice – Campeão: Emerson Alves
3ª Classe Masc.
Campeão: Altamir Klein
Vice – Campeão: Evandro Martins
4ª Classe
Campeão: Frederico Lima
Vice – Campeão: Carlos Rocha
Cat. Estreantes
Campeão:  Paulo Colombo
Vice – Campeão: Lucien Brito
Cat. Escolinha
Campeão:  Guilherme Varaschin
Vice – Campeão: Gustavo Binschuck
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Acit




Banco de Olhos volta a realizar transplantes

A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná cumpriu o compromisso firmado e enviou na semana passada, nova remessa de conservantes para a preservação de córneas. Com a disponibilização do insumo, as equipes do Banco de Olhos que atuam em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira, Toledo e Guarapuava já retomaram a coleta de doações.
O Banco de Olhos é mantido voluntariamente pelo Hospital de Olhos de Cascavel, como uma contribuição social. A ele compete receber, analisar e preservar os tecidos, com conservantes fornecidos pelo Sistema Estadual de Transplantes.
 Em seguida, as córneas são postas à disposição da Secretaria Estadual da Saúde, a quem cabe administrar a fila de espera. Sem os conservantes para sua preservação, que deveriam ser fornecidos pelo Sistema Estadual de Transplantes, a captação teve de ser suspensa, temporariamente.
 "A pronta ação do Governo do Estado evitou prejuízos maiores ao fluxo de doações",  disse a responsável técnica pelo Banco de Olhos de Cascavel, médica Selma Miyazaki, reafirmando sua confiança em que o abastecimento a partir de agora seja regularizado.
 Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Acit



Biopark e Universidade canadense realizam palestra sobre nutracêuticos

O Biopark, Parque Científico e Tecnológico de Biociências, realiza no dia 08 de outubro a palestra “Uso de recursos naturais para combater doenças sociais crônicas”. O evento é uma das ações da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em parceria com a Universidade de Laval, do Canadá.
A palestra será conduzida pelo Doutor André Marette, pesquisador do Instituto Universitário de Pneumologia e Cardiologia de Quebec (IUCPQ), Diretor Científico do Instituto de Nutrição e Alimentos Funcionais (INAF) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Laval. Entre as linhas de pesquisa de Marette estão as causas do diabetes, em particular, os determinantes genéticos e moleculares da resistência à insulina.
O evento, que terá tradução simultânea, faz parte de uma série de ações entre Biopark e pesquisadores da Universidade canadense. “Esse é um projeto amplo que vai envolver várias Instituições com intercâmbios entre os dois países e a palestra será a primeira ação dentro deste contexto, com a equipe do Canadá vindo pra cá”, explica Maike M. Montanhini, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Biopark.
As vagas para a palestra são limitadas e a inscrição é solidária – os participantes podem contribuir entregando um litro de leite no dia do evento. Para inscrever-se é necessário preencher o formulário no link: https://forms.gle/Nj7DDaSRFLQLffP59
Serviço
Dia: 08 de outubro de 2019
Horário: 19h
Local: Biopark – Rodovia PR – 182, Toledo – PR
Inscrição solidária: 01 litro de leite a ser entregue no dia da palestra
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Acit






Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, confirma IBGE

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma que o Paraná passou de terceiro para segundo maior produtor de leite do Brasil - foram 4,4 bilhões de litros produzidos em 2018. Conforme a pesquisa mais recente, divulgada neste mês, o líder nacional é Minas Gerais, que cresceu 1% e produziu 8,9 bilhões de litros em 2018 e, em terceiro lugar, está o Rio Grande do Sul, com 4,2 bilhões de litros de leite produzidos no último ano.
Castro, nos Campos Gerais, lidera a produção brasileira com 292 milhões de litros. Em segundo lugar está o município de Patos de Minas (MG), que produziu 193 milhões de litros. No Paraná, outro destaque é Carambeí, com 180 milhões de litros, que ocupa a terceira posição no ranking nacional.
Polo de Proteínas
Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, os números do IBGE confirmam o esforço dos produtores paranaenses e consolidam o Paraná como grande polo produtor de proteínas animais. “Produzimos no ano passado 5,6 milhões de toneladas de carne e 4,4 bilhões de litros de leite, voltando a ocupar a segunda posição no ranking nacional, mas também consolidando o sul do Brasil como a ‘Meca’ do leite”, diz.
Na comparação com 2017, quando o Estado ocupava a terceira posição no ranking brasileiro, a produção paranaense teve uma queda de aproximadamente 1%. Já a produção do Rio Grande do Sul caiu cerca de 3%.
Produtividade
Por outro lado, com relação à produtividade, o Paraná cresceu 3%. Carambeí e Castro, por exemplo, produzem quatro vezes mais do que a média brasileira, que é de dois mil litros ao ano por animal – os dois municípios paranaenses produzem, respectivamente, 9 mil litros e 8, 3 mil litros por vaca ao ano.
“No Paraná, que tem 1,4 milhão de cabeças de gado leiteiro, a produtividade por animal é de 3,2 mil litros ao ano. Junto aos demais estados do Sul, o Paraná tem as maiores produtividades do Brasil”, diz o chefe do Deral Salatiel Turra.
Alta Tecnologia
Os dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento também mostraram diminuição da produção de leite. Segundo o técnico do Deral Fábio Mezzadri, isso se deve ao aumento do custo de produção, o que tem afastado pequenos produtores desse setor. “No entanto, o investimento dos produtores em alta tecnologia tem colaborado para o aumento da produtividade”, explica.
VBP
O Valor Bruto da Produção (VBP) do leite cresceu na região que engloba os municípios em destaque - que teve crescimento de 12%, ou R$ 103 milhões, sendo responsável por mais de metade do crescimento de 182 milhões no VBP do leite paranaense.
A produção se concentra nas cooperativas, principalmente de origem holandesa. “Este setor vem crescendo ano a ano, se modernizando, tanto em equipamentos como no manejo, com o aumento do plantel em confinamento, gerando empregos e alavancando a economia da região”, diz o técnico do Deral no Núcleo Regional de Ponta Grossa, Luiz Alberto Vantroba.
Outras Culturas
Além dos municípios que se destacaram em nível nacional para o leite, a pesquisa do IBGE também mostrou outros destaques paranaenses no Brasil: Ortigueira continua sendo o município maior produtor de mel, Nova Aurora foi o principal município produtor da piscicultura, Toledo se mantém o maior rebanho suíno, e o município de Cascavel tem o segundo maior efetivo de galináceos.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Acit





UEM: divulgada a concorrência do Vestibular e do PAS


A UEM (Universidade Estadual de Maringá) divulgou hoje (30), a concorrência do Vestibular de Verão 2019 e do PAS (Processo de Avaliação Seriada). Medicina recebeu o maior número de inscritos nos dois concursos.
De acordo com a Comissão Central do Vestibular (CVU), no Vestibular de Verão foram registrados 209,8 candidatos por vaga, com um total de 2.727 inscritos. Entre os cotistas são 154 candidatos por vaga, totalizando 462 inscritos. No PAS, a concorrência para o curso de Medicina atingiu 57,9 por vaga com 463 inscritos.
Odontologia e Psicologia também registraram forte concorrência no Vestibular de Verão, com 33,5 e 29,2 candidatos por vaga, respectivamente. Entre os cotistas os mais concorridos, depois de Medicina, foram Arquitetura e Urbanismo (23,7 candidatos por vaga) e Odontologia (23,3).
Psicologia foi o segundo curso mais concorrido no PAS com 22,1 candidatos por vaga. Na sequência, vem Biomedicina com  20,5 por vaga. Para consultar a concorrência completa do Vestibular de Verão basta entrar no site da UEM http://www.uem.br/
Inscrições
De acordo com os dados da CVU o total de inscritos no Vestibular de Verão chegou a 13.118, com um crescimento de 2,7% em relação ao mesmo concurso no ano passado. As três etapas do PAS receberam 29.723 inscrições, que representa um aumento de 7,25% na comparação com 2018.
Maria Raquel Marçal Natali, presidente da CVU, destaca que a UEM tem registrado um aumento sensível no número de inscrições desde que foram implantadas as mudanças no vestibular. Ela lembra que no último concurso, quando passaram a vigorar as alterações, a Universidade recebeu quase 13% a mais de inscritos em relação ao mesmo concurso no ano anterior.
Vagas e provas
A UEM abriu 1.519 vagas para o Vestibular de Verão 2019, entre as quais 287 reservadas para cotas sociais que beneficiam estudantes de baixa renda.
As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de dezembro, das 13h50 às 19 horas, em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.
PAS
As provas para as três etapas do PAS serão aplicadas no dia 24 de novembro, das 13h50 às 19 horas, em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Loanda, Londrina e Umuarama.
Foram disponibilizadas 753 vagas para candidatos da etapa 3 que ingressarão na UEM em 2020.
Para outras informações entre em contato com a CVU pelos endereços eletrônicos vestibular@uem.br e pas@uem.br ou pelo fone 44 3011-4450. Ou ainda pelos sites www.vestibular.uem.br e www.pas.uem.br.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria

Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Acit





27/09/2019

Concurso Miss Guerreira abrirá o Outubro Rosa em Toledo

O Concurso Miss Guerreira 2019 abrirá a programação alusiva à campanha Outubro Rosa no dia 1º de outubro, em Toledo. O evento é organizado por meio da Diretoria de Responsabilidade Social, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), em parceria com o Projeto Amigas do Bem Viver.
A diretora de Responsabilidade Social e Ambiental da Acit, Maria Rita Pozzebon, comenta que há vários anos a entidade vem promovendo ações alusivas ao Outubro Rosa, pela importância da conscientização do público feminino quanto à prevenção. “No ano passado denominamos o evento de Pausa para o Rosa e agora teremos a segunda edição, visando chamar a atenção das mulheres quanto ao cuidado e a prevenção da saúde no quesito câncer de mama. Queremos lembrá-las sobre a importância de realizarem os exames, pois o diagnóstico no início faz a diferença na superação da doença”, explica.
O evento contará com desfile das guerreiras – assim são chamadas as mulheres que lutam contra o câncer de mama – e escolha da miss. “Todas as participantes são mulheres que estão em tratamento ou já tiveram câncer, e integram o Projeto Amiga do Bem Viver”, observa Maria Rita.
Estão previstos também o compartilhamento de histórias de superação da doença, apresentações culturais e encerramento com coquetel. A programação acontecerá no Salão Mafalda Eventos, a partir das 19h30, na próxima terça-feira (01). Para participar, o ingresso é solidário, devendo ser trocado por um quilo de alimento não perecível, na Acit.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Prati-Donaduzzi